GriGo inova na forma de vender peças diesel

GriGo

A compra tem entrega em prazo recorde, que é o grande diferencial no trabalho da empresa

Primeiro balcão virtual de peças diesel de São Paulo e do Brasil, a GriGo (www.grigo.com.br) está utilizando inteligência artificial para revolucionar o comércio de peças diesel, com a oferta de prazos de entrega extremamente curtos e preços surpreendentes. O catálogo inclui qualquer veículo comercial, de para-choque a para-choque, e sem utilizar estoques ou ativos fixos.

“A ideia é entregar a peça certa no momento em que o cliente precisa. Por meio do app GriGo, que pode ser baixado na Play Store e App Store, o cliente é atendido de forma bastante simples e eficiente. Com o aplicativo, basta cadastrar a placa do veículo e dizer o que procura. E a GriGo se encarrega de entregar a peça no momento em que o cliente precisa”, explica Luis Marques, um dos criadores da empresa.

A proposta veio para transformar a forma de vender peças para caminhões, ônibus e utilitários, com mais de 18.000 itens cadastrados, mais de 300 fornecedores e disponibilidade 24/7. Nesta fase inicial, o atendimento começa na Grande São Paulo e, em seguida, estará disponível no estado de São Paulo. Depois, está prevista ofensiva de expansão para outras regiões do Brasil.

Outra vantagem do sistema é manter os custos de frete 100% gratuitos para Capital. Os clientes terão treinamentos e consultas técnicas pelo App GriGo.

Conforme a idade do veículo, a GriGo oferece opções entre peças originais, genuínas e econômicas. “O aplicativo reduz o risco de compra de uma peça errada e ainda diminui os prazos de entrega da peça e, consequentemente, do reparo do veículo até sua liberação para retomar o trabalho”, explica Luis Marques.

O cliente, no caso o motorista ou o mecânico, identifica a necessidade do reparo e entra no app GriGo. Através da placa do veículo, acessa a lista de peças, escolhe o item certo, paga preço de distribuidora e recebe a peça em D+1 (ou até 4 horas). Em seguida, a oficina finaliza o serviço no tempo mais rápido possível.

Para o mecânico, a GriGo representa um aumento no giro da oficina, melhorando seu atendimento, para que atraia mais clientes e aumente seu faturamento. Para o caminhoneiro, a vantagem é diminuir o tempo de parada com oficina, para melhorar seu rendimento, aumentar o número de viagens e sua receita final.

Nova estrutura

GriGo Executivos

Quatro executivos da indústria automotiva, com grande especialização em pós-vendas e autopeças, tiveram a ideia de criar a GriGo, aproveitando o conhecimento específico de cada um. Luis Marques, com experiência na gestão de negócios desenvolvida e adquirida nos EUA e América Latina, se apresenta como gestor do empreendimento.

É um dos criadores do projeto, ao lado de Fabio Biselli, responsável por vendas e política comercial, de Flavio Farias, que responde pela estratégica área de logística e produto e de Luiz Fabiano Borges, que cuida do financeiro.

“A GriGo foi criada exatamente com essa ambição de poder revolucionar um mercado carente de serviço e informação”, comenta Marques. “O Brasil evoluiu através de um sistema rodoviário que parece não ter evoluído com ele.”

A operação GriGo é pura estratégia. Como explica Biselli, “a GriGo está abrindo vendas online, em um mercado cujo padrão é de vendas offline, desencadeando um processo de transformação digital”. Sem estoques, a GriGo opera diretamente junto aos fabricantes e fornecedores para atender cada demanda.

Rotinas

Duas situações típicas apresentam o mercado de autopeças, segundo Marques. “De um lado, as principais distribuidoras com preços competitivos, mas com políticas comerciais mais restritas. A compra por telefone é ineficiente, com risco de demora e falta de definição. E o ciclo da loja pequena, com baixo giro e preço mais alto não é vantajoso”, explica.

Do ponto de vista do mecânico a rotina é parecida. Ele identifica a necessidade do reparo, procura a peça no catálogo, verifica a disponibilidade e preço do item em diversas lojas especializadas para consolidar o pedido. Essa jornada pode representar até uma semana. Depois, se a peça veio certa, realiza o reparo e entrega o veículo após mais de uma semana, na melhor das hipóteses. Sem falar que a presença do mecânico fora da oficina, procurando peças para o reparo, acarreta perda de tempo e produtividade.

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