Primeiro caminhão 100% elétrico do Rio de Janeiro vai para a coleta de lixo orgânico

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Caminhão BYD eT8A, operado pela Clean Ambiental, irá atuar no transporte de resíduos do mercado municipal para começar coleta sustentável na cidade

Da redação

O primeiro caminhão 100% elétrico do Rio de Janeiro será responsável pela coleta, compactação e transporte de resíduos do Mercado Municipal do Rio de Janeiro (Cadeg). O caminhão, modelo eT8A, fabricado pela BYD, foi entregue à empresa Clean Ambiental. A operadora já anunciou que pretende, no longo prazo, substituir toda a sua frota por veículos elétricos.

O modelo eT8A, o mesmo que já vem atuando na Corpus, operadora paulista de Indaiatuba, é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos. O veículo 100% elétrico não emite CO2 na atmosfera e ainda é bem mais silencioso que um caminhão movido a diesel. A manutenção simples e o desempenho do motor também são pontos fortes, se comparados aos veículos tradicionais. O caminhão tem peso bruto total (PBT) de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros).

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de Vendas da BYD do Brasil.

O caminhão sustentável fará diariamente o transporte dos resíduos orgânicos do Cadeg para a usina do Caju, num percurso de 3 quilômetros, com emissão zero de gases de carbono. A estimativa é que um só caminhão deixe de emitir 14 toneladas de CO2/mês/veículo. Para efeitos de comparação, a combustão de 1 litro de diesel produz aproximadamente 4 quilos de CO2, e o consumo de um caminhão é de aproximadamente 10 l/h. Veículos do tipo trabalham aproximadamente 360 h/mês.

“Ficamos durante um período fazendo a operação com um caminhão-teste. Apesar de possuir um preço acima da média do mercado, o caminhão se torna econômico quando utilizado em larga escala. Por isso, está nos nossos planos adquirir, no médio prazo, ainda este ano, 10 veículos da BYD e, no longo prazo, substituir toda a nossa frota, que hoje é de 60 caminhões”, revela Eduardo Días Almeida, presidente da Clean Ambiental.

BYD ET8A

✔            Emissão zero: a bateria de Fosfato de Ferro Lítio não contém metais pesados e o eletrólito é atóxico, com nenhuma emissão de poluentes da produção ao uso final;

✔            Eficiência energética incomparável (significativa economia em custo de combustível);

✔            Menor Custo Total de Propriedade (TCO): Custo de manutenção reduzido por conter menos partes móveis, resultando num custo total de operação (combustível e manutenção) menor ao longo da vida útil do veículo;

✔            Transmissão automatizada de quatro marchas: reduz a fadiga e o stress do condutor devido à ausência do pedal de embreagem e alavanca de câmbio;

✔            Segurança: com a transmissão automatizada, o motorista pode manter as duas mãos ao volante e atenção total na operação do veículo;

✔            Caminhão de coleta de resíduos mais silencioso do mercado;

✔            Maior disponibilidade do caminhão;

✔            Frenagem regenerativa.

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