Higer deve emplacar fábrica e 500 ônibus elétricos no Rio de Janeiro

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Com exclusividade para a MTED, Higer Bus revela possível fábrica no Brasil e uma negociação que pode mudar o paradigma de transporte nas metrópoles brasileiras

Por Gustavo Queiroz

Com números superlativos, a Higer fechou o seu primeiro contrato no Brasil. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a montadora chinesa de ônibus ingressará com seus produtos monobloco no sistema BRT carioca.

A negociação visa o fornecimento de 500 ônibus 100% elétricos, sendo o primeiro lote com 150 unidades com dois modelos de articulados, de 18 e 23 metros.

As demais 350 unidades deverão ser montadas no Brasil, em uma nova fábrica que poderá ser instalada no Rio de Janeiro. Inclusive, Marcelo Barella, diretor para a América do Sul da Higer Bus, deve ser reunir com o governador Wilson Witzel para tratar o assunto na próxima semana.

BRT

Em busca de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana da cidade, a Secretaria de Transportes e Interventor do BRT RJ procurou o executivo da Higer Bus, para conhecer as tecnologias e produtos que a marca pode oferecer no Brasil.

O acordo firmado com a Prefeitura do Rio de Janeiro prevê o fornecimento de ônibus elétricos com ultra capacitores para abastecimento nas estações de recarga, pela própria Higer, para aplicação no BRT.

“O Utlra Capacitor vem instalado em cada ônibus. Neste caso, será de 60 KW/h para poder percorrer uma distância de até 30 km com uma única carga. Quando o veículo para na estação ele é recarregado muito rapidamente e segue viagem para próxima estação”, explica Barella.

Higer_Bus
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Segundo a montadora chinesa, serão 150 ônibus articulados da Higer, que deverão circular na Nova Linha Transbrasil, que deverá ser inaugurada no início de 2020. Terá uma extensão de 32 quilômetros com 16 estações. Dessa forma, haverá um ponto de recarga no meio da rota.

“O Sistema Higer com Ultra Capacitor pesa muito menos que uma unidade com baterias, tornando a unidade muito mais leve. O tempo de recarga para ultra capacitor é ultrarrápida e, dependendo da configuração da rota, pode durar menos de 1 minuto. O Ultra Capacitor tem ciclo de vida extremamente maior que as baterias e podem operar por 24hs”, destaca Barella.

Os modelos escolhidos para aplicação neste projeto são: Higer Elétrico Articulado UC 18 metros; e Higer Elétrico Articulado UC 23 metros, sendo todas as unidades monobloco.

O executivo ainda revelou as principais características dos modelos escolhidos para operar no Rio de Janeiro. “O UC 18 metros tem capacidade para transportar 153 passageiros e é equipado com sistema de recuperação de energia pela frenagem e declive, ar condicionado, suspenção a ar, WIFI e carregadores USB”.

Para a Higer, trata-se de uma excelente oportunidade para expandir a sua marca no Brasil, com soluções especificas para cada aplicação, conforme revelado com exclusividade na histórica primeira edição da revista MTED.

“A Higer estará implantando uma tecnologia diferente das existentes (baterias). Os Ultra Capacitores já estão em operação na Europa com outros fornecedores europeus e já são uma realidade com a Higer, sendo 100% feito na china. Obviamente, o Rio de Janeiro tem uma exposição muito grande e vai atrair a atenção de outras cidades do Brasil e do exterior”, analisa Barella.

De acordo com o executivo, os ônibus Higer apresentam características diferentes daqueles que o mercado nacional está acostumado. “É um assunto ainda muito novo e os operadores terão que estar abertos a outra cultura de transporte, manutenção, pessoal, etc.. Porém a economia com combustível, Arla, Óleo, Filtros e manutenções gerais serão extremamente mais econômicas”, garante.

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