Voith lança novo sistema de tração elétrica para ônibus

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Da redação 

Com seu novo sistema de tração elétrica para ônibus, a Voith oferece um sistema completo para entrar no crescente mercado da mobilidade elétrica. O sistema de tração foi originalmente concebido como um protótipo para um ônibus Solaris Urbino, mas pode ser instalado sem restrições em veículos de qualquer fabricante.

“A autonomia depende principalmente da bateria, que adquirimos de um fornecedor consagrado internacionalmente”, explica Jürgen Berger, gerente de projetos da Voith Turbo GmbH & Co. KG. “Atualmente estamos usando uma bateria de fosfato de ferro-lítio.

Essa bateria oferece a maior confiabilidade, mas o sistema de elétrico de tração foi projetado para trabalhar com qualquer tecnologia de bateria”, afirma Berger.

Com um torque de 2.250 Newton-metros e uma potência de 260 quilowatts, seu motor de ímãs permanentes resfriado por água é combinado com inversor de alta eficiência e sistema inteligente de gerenciamento de energia para garantir o máximo desempenho de condução, sem a necessidade de uma transmissão adicional. O sistema permite inclusive operar com alta eficiência até mesmo em ônibus articulados. O projeto compacto do sistema de tração significa que ele não tem apenas baixo peso, mas também baixas emissões de ruído e baixa manutenção.

Sua abordagem de projeto focada em leveza permitiu minimizar os excessos de peso, o que se traduziu em menor consumo de energia e, consequentemente, maior autonomia. Além disso, a recuperação da energia de frenagem proporcionada pelo inversor também contribui para aumentar sua autonomia. O fato de todos os seus componentes serem resfriados com água aumenta a sua confiabilidade e desempenho, permitindo reduzir as emissões de ruído durante a operação.

A autonomia do ônibus de demonstração em que o sistema foi instalado supera os 200 quilômetros, o que corresponde à quilometragem total de um dia de operação de uma linha de ônibus convencional. Em alguns anos, essa autonomia deverá aumentar ainda mais com o crescente desenvolvimento da tecnologia de baterias.

Estudos indicam que o tráfego urbano passará por grandes mudanças devido a fatores como crescimento populacional, poluição do ar e mudanças climáticas. A demanda por transmissões ecológicas e de baixo ruído no transporte público vem crescendo rapidamente. Além disso, pressões políticas – como as restrições às emissões de óxido de nitrogênio e de ruído, por exemplo – implicam que o número de veículos com acionamento elétrico continuará a crescer nos próximos anos.

No caso de o tráfego individual continuar sendo permitido dentro das cidades, o conceito de mobilidade deverá adaptar-se a essas condições no futuro. “Especialmente para as frotas de ônibus urbanos, a mobilidade elétrica chegou para ficar”, afirma Cornelius Weitzmann, vice-presidente executivo e CEO da área de Mobility da Voith Turbo GmbH & Co. KG. “Como um parceiro estabelecido e experiente no setor de ônibus, adquirimos ampla experiência sobre os vários sistemas de acionamento e transmissão usados em ônibus. Com o novo sistema elétrico de tração, estamos aproveitando essa experiência e acrescentando ao nosso portfólio mais um marco na história da nossa empresa.”

A Voith acredita que, até 2030, os acionamentos elétricos terão ultrapassado as outras soluções de tração nas frotas das operadoras de ônibus. A empresa prevê um crescimento significativo do mercado de eletromobilidade para ônibus em todas as regiões do mundo. Nesse processo, o segmento de ônibus urbanos constituirá apenas um primeiro passo rumo a cidades isentas de emissões – uma tendência que deverá ocorrer nos outros segmentos do setor de transporte.

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