Caminhões elétricos de última geração

Fuso-eCanter

Da redação 

A operação prática do caminhão leve eCanter, veículo desenvolvido pela Mitsubishi Fuso (subsidiária da Daimler), faz parte do projeto City Distribution, na qual a Dachser está interligando modais de logística tradicionais – e que funcionam muito bem – com novas ideias, em uma tentativa de desenvolver modelos de negócios robustos e sustentáveis para o mundo de amanhã.

A nova geração de veículos está levando a empresa mais longe em sua busca para encontrar a combinação certa de veículos para transporte nas cidades. O teste prático, realizado na cidade de Stuttgart, na Alemanha, é uma parte integral desta jornada.

A filial da Dachser em Kornwestheim, perto de Stuttgart, abraçou este desafio. No último ano, Axel Rustemeier, gerente de operações de logística europeia da Dachser, trouxe para o projeto Christian Polziehn, um engenheiro de tráfego e assistente de projeto qualificado. Seu compromisso é trabalhar juntamente com o gerente de frota e diretor de treinamento Martin Dohrmann, em um estudo extenso e a longo prazo de como o caminhão elétrico funcionará durante o uso diário, como os extremos de temperatura afetarão seu alcance ao longo das estações do ano e qual infraestrutura de carregamento específica é necessária para tornar as entregas no centro da cidade mais simples, eficazes e livres de emissões.

“Um projeto como esse requer passos muito detalhados, principalmente quando se trata da comunicação, documentação e análise de dados”, afirma Polziehn. É por isso que ele usa o Truckonnect para vincular o eCanter à sede em todos os momentos. Esse sistema online grava todas as acelerações, as ações bruscas de frenagem e os desvios da condução suave e eficiente quando o caminhão está na estrada. “Não se trata de controlar ou gerenciar todos os detalhes do motorista. Trata-se de trabalhar com ele para determinar a estratégia de direção que proporcionará o alcance ideal e depois repassar esse conhecimento para os futuros motoristas”, completa.

Em teste desde o começo de março, o novo caminhão permite a gravação da rota no computador, e os motoristas podem informar a Polziehn e seu instrutor quais foram os sinais de alerta que viram ao longo da rota. As avaliações estão sendo realizados por motoristas jovens, recém contratados, como parte de uma estratégia –  os novos colaboradores não estão acostumados com caminhões a diesel e poderem dirigir o modelo elétrico sem opiniões preconcebidas.

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