Novo Solaris Urbino 18 a células de combustível a hidrogênio

solaris_urbino_18_h2

A fabricante polonesa de ônibus Solaris Bus & Coach apresentou o modelo articulado Urbino 18 a hidrogênio.

O Solaris Urbino 18 articulado é equipado com sistema de motorização elétrica com célula de combustível, que atua como uma usina de hidrogênio em miniatura. O hidrogênio é transformado pela célula de combustível em eletricidade, que é então transferida para a linha de transmissão.

O novo veículo da Solaris não possui um compartimento de motor convencional, pois foi equipado com um sistema de acionamento modular, o que permitiu o aumento da capacidade de ocupação do veículo para até 140 passageiros, dependendo da configuração. Portanto, o sistema elétrico foi montado no teto com tanques de hidrogênio leves compostos com uma capacidade total de 51,2 kg. O uso de um acionamento modular também facilita a manutenção, pois seus principais componentes agora estão acessíveis no nível do chão.

A eletricidade da célula de combustível de hidrogênio neste veículo é transferida diretamente para a transmissão. As baterias, com capacidade de cerca de 60 kWh, servem como fonte de energia auxiliar, usada, por exemplo, durante a aceleração, bem como armazenamento de energia recuperada. Uma das grandes vantagens é que o reabastecimento completo do veículo leva cerca de 20 minutos, pois é feito com hidrogênio como se fosse diesel.

O novo Urbino 18 tem autonomia para circular cerca de 350 km e, por isso, a Solaris espera comercializar este produto para rotas urbanas, obviamente, mas também para linhas interurbanas.

De série, o novo modelo contará com um sistema de ar-condicionado com bomba de calor, que utiliza o calor aspirado do exterior para criar a temperatura certa no salão de passageiros. O ar-condicionado na cabine do motorista, por sua vez, é alimentado pela unidade do compartimento de passageiros. Opcionalmente, o modelo pode ser equipado com ADAS, e sistemas avançados de assistência ao motorista, como retrovisores digitais com diversos sensores no lugar dos espelhos tradicionais.

As primeiras entregas do veículo articulado de 18 metros serão possíveis já no segundo trimestre de 2023.

×
×

Carrinho