Marcopolo leva Audace a hidrogênio ao IAA Transportation 2022

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A Marcopolo também participará do IAA Transportation 2022 com um projeto de ônibus rodoviário movido a células de combustível de Hidrogênio em parceria com a Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus. Foram produzidos dois protótipos, sendo que um será exposto na maior feira de veículos comerciais do planeta e o outro segue em processo de homologação na China.

Obviamente, coube a Marcopolo o desenvolvimento da carroceria modelo Audace 1050, produzida em sua fábrica na China. A Sinosenergy fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell. A Feichi Bus e a Allenbus, por sua vez, fornecem o chassi de célula de combustível do ônibus.

O ônibus possui PBT de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia para percorrer até 600 quilômetros. Suas dimensões de prototipagem compreendem 12.000mm de comprimento total, mas comercialmente será oferecido nas opções de 11.900mm a 12.600mm; a largura é de 2.480mm e distância entre eixos de 6.100mm a 6.650 mm.

O veículo é equipado com o motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

Vem também com a transmissão Editron AMT de 4 velocidades, eixo dianteiro independente ZF RL82EC, eixo traseiro motriz ZF AV133, caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr (com EBS, ESP, AEB, LDWS).

O modelo Marcopolo Audace será produzido com opção de trem-de-força elétrico puro, com baterias de energia: CATL com mistura química de LiFeO (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.

Foram produzidos dois protótipos, sendo que um será exposto na maior feira de veículos comerciais do planeta e o outro segue em processo de homologação na China.

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