Intouro Hybrid economiza com frenagem

Mercedes-Benz Intouro K hybrid, ABA 5, Sideguard Assist 

Mercedes-Benz Intouro K hybrid, ABA 5, Sideguard Assist

O novo Mercedes-Benz Intouro hybrid aumenta a rentabilidade do operador europeu

O Intouro apresenta sua nova propulsão. Com o módulo híbrido, o Intouro hybrid poupa até cinco por cento de combustível, sendo por isso um especialista no trânsito urbano e interurbano.

O Intouro da Mercedes-Benz sublinha a sua eficiência excepcional na nova versão híbrida. Consciente em termos de custos, versátil e confiável, é adequado para uma variedade de aplicações. Com o motor elétrico adicional, torna-se agora ainda mais valioso – especialmente no trânsito interurbano próximo da cidade. onde pode reproduzir de forma ideal as suas características de economia de combustível.

O ônibus pode utilizar o para-e-anda do trânsito para recuperar energia. No novo Intouro hybrid da Mercedes-Benz, um motor elétrico adicional trabalha como alternador nas fases de frenagem e de impulso do veículo. A corrente convertida da energia de frenagem fica novamente disponível para apoiar o motor de combustão no arranque e também na aceleração. Isto pode poupar até cinco por cento de combustível, sobretudo no serviço regular, de shuttle ou de pequenos percursos. Assim, o Intouro hybrid reembolsa os seus custos de investimento gradualmente a cada parada. Agora, disponível para os modelos Intouro, Intouro M e Intouro K.

Essa é uma tecnologia descomplicada, sem rede de alta voltagem. A tecnologia híbrida do Intouro hybrid é tão simples quanto convincente. A energia gerada através da recuperação é armazenada em condensadores, também conhecidos como Supercaps. Estes são ideais para a alternância contínua entre a carga e a descarga ao parar e arrancar.

O segundo componente central da sua propulsão híbrida passo a passo é o motor elétrico. No Intouro hybrid, ele é utilizado entre o motor de combustão interna e a caixa de velocidades automática. A sua potência é de 14 kW, com torque de 220 Nm. O motor elétrico apoia o motor de combustão interno com uma elevada solicitação de potência. No entanto, não serve para aumentar a potência máxima, pelo que as indicações relativas à potência e ao torque do ônibus interurbano permanecem inalteradas. Pelo contrário, o motor elétrico alivia o motor de combustão interno, o que reduz significativamente o consumo de combustível. Em comparação com outras motorizações híbridas, o Intouro hybrid prescinde de uma tensão desnecessária: em vez de uma complexa rede de alta voltagem, dispõe de uma rede separada de 48 volts. Faz parte da tecnologia de baixa voltagem e, por isso, não é perigoso no manuseio.

Trata-se de uma utilização inteligente da energia cinética. Quem freia, ganha. O veículo com sistema híbrido de 48 V convence com uma maior rentabilidade e sustentabilidade, graças ao menor consumo de combustível e à redução das emissões de gases de escape. Para esse efeito, o motor diesel é apoiado pela força motriz de um módulo híbrido de alta eficiência.

O motor elétrico de 14 kW do módulo gera energia ao acelerar e frear, apoiando assim o motor diesel no arranque e na marcha lenta. O sistema dispõe de uma gestão energética autônoma e, consequentemente, um comportamento de condução inalterado e operação padronizada para o condutor.

O sistema é composto por um motor elétrico, um inversor (ondulador), dois módulos de memória (Mild Hybrid Storages) no teto e um circuito de refrigeração adicional para o motor e inversor elétrico. O motor elétrico, em forma de disco e com uma construção muito robusta, está integrado entre o motor de combustão interna e a caixa de velocidades automática. Trabalha, entre outros, na desaceleração do veículo como alternador e converte a energia de impulsionamento em energia elétrica – na frenagem e na desaceleração (recuperação). A energia gerada é armazenada como energia elétrica nos módulos de acumulação.

Assim que o ônibus arranca, o motor elétrico apoia o motor diesel com o seu torque – a chamada fase de efeito boost. Desta forma, o motor de combustão interna tem de aplicar temporariamente menos potência no arranque, poupando assim combustível. Adicionalmente, o motor elétrico apoia o funcionamento na marcha lenta. Isto melhora a eficiência do motor de combustão interna e contribui para uma redução significativa do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões.

O conceito de segurança do sistema híbrido baseia-se na baixa tensão de 48 V CC (corrente contínua). Desta forma, é possível prescindir de treinamentos mais abrangentes de condutores e do pessoal da oficina, bem como de ferramentas especiais ou de peças sobressalentes especiais.

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