Nova linha Volvo VM Euro 6 no Brasil em 2023

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A geração euro 6/ Proconve P8, do Volvo VM, é lançada no Brasil com o novo motor D8K e nova transmissão automatizada I-Shift de 7ª geração, sendo a mesma do FH.

O Volvo D8K, um motor de 8 litros equipado com turbo e injeção common rail substitui o propulsor de 7 litros euro 5 que equipa a linha VM até o final de 2022. A novidade chega com  potência 290cv e torque de 1.050 Nm ou com 360 cv de potência e 1.400 Nm de torque. Os freios-motor ficaram mais potentes, com 210cv e o VEB de 300cv.

Entre as principais novidades, destaque para a caixa I-Shift 7ª geração, que passa a equipar os caminhões VM, FH, FM e FMX Euro 6. A transmissão possui relações mais curtas, que permitem trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves, definidas pela engenharia nacional da marca.

O VM ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A nova I-Shift possui sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives de forma automática.

A linha VM conta com novas relações de diferencial dos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para mais versatilidade no trabalho de implementação.

A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.

E o sistema I-Roll, você já conhece ele? A tecnologia já existia na linha F e melhora a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. A função I-Roll coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.

O D8K passa a contar com o sistema de Aceleração Inteligente Volvo, em que algoritmos identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

Agora, a linha passa a contar com o conceito de modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários, intitulados Econômico e Performance; e dois para os caminhões vocacionais, chamados Econômico e Off Road. O Econômico foca no baixo consumo de diesel. No Performance, todas as funções são usadas para melhorar o desempenho numa ultrapassagem, por exemplo. O modo Off Road, por sua vez, melhora a dirigibilidade e a manobrabilidade em terrenos acidentados, fora de estrada, molhados ou em condições mais difíceis e severas.

Em termos de segurança, o VM conta com novo freio motor, além de freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão. O modelo também passa ser equipado com ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas. O Auxílio de Partida em Rampa segura o caminhão parado em uma rampa por três segundos, o que é, absolutamente, suficiente para o motorista trocar o é direito do pedal do freio para o do acelerador. Os VMs ainda contam com novo pacote espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.

O novo painel de instrumentos contempla um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução e oferece mais dados ao caminhoneiro sobre a condução, computador de bordo e manutenção.

O VM cavalo-mecânico passa a contar com a versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift na versão 4×2, sendo principalmente adotado em operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas.

VMX e VMX Max

Os fora-de-estrada VMX e VMX Max têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. O VMX MAX 6×4 rígido, com um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor, é a principal novidade da família. O modelo em questão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

Eles também recebem a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração e são equipados com o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro.

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