Scania, MAN e International terão caminhões autônomos

TuSimple_Camera

Da redação

Em busca de conhecimento para avançar no mercado de caminhões autônomos, o Traton Group informou que desenvolverá produtos através da Navistar International Corp. em parceria com a estadunidense TuSimple, que possui sede em San Diego, Califórnia. Todavia, os veículos tem foco no mercado europeu para as marcas Scania e MAN. O Traton está em negociações para adquirir a empresa Lisle, de Illinois.

Uma das alegações para o desenvolvimento da condução autônoma vai além da segurança e se refere ao fato do déficit de caminhoneiros na América do Norte e na Europa Ocidental, sendo que, somente na Alemanha, a estimativa é de que faltam 60.000 motoristas. Dessa forma, a solução para tal escassez passa, diretamente, pela condução autônoma.

Sendo assim, o Traton comprou participação minoritária na TuSimple. Mas, os detalhes desta transação não foram revelados. “Nossa parceria com o Traton Group acelera a introdução de tecnologia de caminhões autônomos em novos mercados internacionais”, disse Cheng Lu, presidente da TuSimple.

A TuSimple está avançando no segmento do transporte autônomo. No início deste ano, a empresa firmou acordo com a UPS, a Penske, McLane, entre outras grandes empresas de transporte para a formação da primeira rede nacional autônoma de carga com rotas conectadas a centenas de terminais. As operações visam frete autônomo de baixo custo de longo curso, tendo início no sudoeste dos EUA.

Na Europa, a Traton e a TuSimple testarão os caminhões autônomos de Nível 4 em uma rota hub-to-hub na Suécia com a Scania. Há previsão de testes na Alemanha, também, com a MAN. No Nível 4, os caminhões podem dirigir por conta própria, sendo que um motorista monitora a operação e assume o controle, se necessário.

Navistar

As empresas TuSimple e International Trucks terão um caminhão autônomo para produção em série nas fábricas da montadora até 2024. E comercialização nos mercados dos Estados Unidos, Canadá e México.

Atualmente, a TuSimple opera uma frota de 40 caminhões autônomos nos EUA. Os veículos transportam cargas entre o Arizona e o Texas e contam com um motorista para acompanhar a operação e assumir o controle quando necessário.

×
×

Carrinho