Nova linha de montagem, nova família no mercado

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Manufatura e produto foram os destaques no investimento para o desenvolvimento da nova família

Por Roberto Queiroz

Do valor global de R$ 1,5 bilhão promovido pela montadora no ciclo de investimentos que vai até 2022, R$ 500 milhões foram reservados para a nova família de extrapesados VW. A quantia contemplou a pesquisa e o desenvolvimento do produto, e também a construção da linha de montagem de cabines de extrapesados do Brasil.

O processo de localização da cabine TGX, a mesma utilizada no Meteor com alterações que visavam a nova identidade, utilizou manufatura 4.0 em nível de automação e conectividade dos dados. E cobriu desde a armação até o acabamento.

Os lançamentos contam ainda com área exclusiva no complexo de produção e desenvolvimento da VWCO, em Resende (RJ), com 18 mil metros quadrados. Para a máxima sinergia característica da operação, que vai da produção à logística de peças, a montagem final dos modelos se dará na mesma linha em que se fabricam os veículos MAN TGX.

Os produtos

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O lançamento inclui três novos modelos, dois VW Meteor e um novo Constellation que utiliza a mesma plataforma. O pesado 28.460 6×2 é um cavalo mecânico focado no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias, que opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

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VW Constellation 33.460

A linha Meteor conta com todos os recursos de conectividade hoje demandados pelo mercado da categoria, acostumado a produtos com alta tecnologia embarcada. As cabines Meteor e TGX tem a mesma estrutura, com diferenças de estilo de acabamento. O motorista encontra nos novos pesados uma série de detalhes de estilo dos automóveis do Grupo Volkswagen, com o cuidado de melhorar o espaço interno dos caminhões VW, em termos de conforto, padrões e dimensões dos veículos atualmente em linha.

Os executivos, durante a transmissão de lançamento, realçaram a velha máxima do menos você não quer, mais você não precisa. Mas, se precisar, então compre um TGX. Isso é como rotular o Meteor como uma versão pé-de-boi.

O VW Meteor 29.520 6×4 é o caminhão mais potente do portfólio e que estreia equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, em São Paulo (SP), na primeira linha fora da Europa. Com 520 cv e 2.500 Nm, o propulsor teve mais de 130 componentes modificados para alcançar a desejada combinação de potência, torque, redução de consumo e durabilidade. É equipado com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.

Como os demais estreantes, tem chassi projetado por engenheiros da VWCO. O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, os bitrens com PBTC de 57 a 74 toneladas.

O VW Constellation 33.460 6×4 é um modelo que já foi insinuado na última Fenatran, misturando soluções das linhas TGX e Constellation. Sua proposta é atender às demandas do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto, em composições de PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas. Indicado para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, o novo Constellation traz uma série de funcionalidades para o motorista superar condições mais adversas de rodagem.

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