VWCO se torna full-liner com o pesadão Meteor

VW Meteor

Volkswagen Caminhões e Ônibus agora tem portfólio completo de produtos. Veículos Meteor, produzidos em padrão 4.0, chegam conectados e oferta de garantia estendida para 3 anos

por Roberto Queiroz

Um projeto que contou com investimento de R$ 1 bilhão e a construção de uma nova linha de montagem de cabines de extrapesados do Brasil, a linha explora o gancho de marketing de “expandir o portfólio da empresa com os maiores caminhões Volkswagen de todos os tempos”. Os novos modelos são Meteor 29.520 6×4 e Meteor 28.460 6×2. De lambujem, a novidade dá carona ao Constellation 33.460 6×4, desenvolvido na mesma plataforma base MAN, mas com a mesma cabine Volkswagen.

Esses são os caminhões mais potentes da linha que ostenta a logomarca VW em toda a sua trajetória, adentrando nas faixas de 460 e 520 cavalos de potência. Um resultado direto é que a montadora agora oferece uma gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas. Vale observar que os lançamentos ainda mantêm a mesma bolacha VW tradicional na grade dianteira, apesar da recente renovação do histórico logotipo.

Chamados de extrapesados, apesar dessa classificação não existir no vocabulário Anfavea, esses VW carregam o objetivo de fazer a marca crescer no segmento que mais se expande no Brasil. O projeto é resultado de quatro anos de minucioso desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos, atendendo às demandas dos clientes no universo 4.0.

Os modelos estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. O novo propulsor promete maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações.

A linha Meteor representa uma importante definição estratégica da companhia mas que deixa em aberto o que pode ocorrer com a oferta VWCO nessa categoria dos cavalos mecânicos. Isso, porque nem tudo está sendo explicado. Como, por exemplo, a presença conjunta de duas linhas, TGX e Meteor, que podem se canibalizar. Quem concorda com aquele bordão do mais você não precisa, fica com o Meteor. Quem não concorda, busca o MAN…

A dúvida se mantém com a diferença de preço entre os extrapesados VW e MAN. Entre as opções 6×2, a montadora oferece o Meteor 28.460 por R$ 550 mil, bem mais caro que o MAN TGX 28.440, que tem menos motor e mais cabine, e custa R$ 475 mil. Para as versões 6×4, ambas rodoviárias, o Meteor 29.520 sai por R$ 590 mil, enquanto o TGX 29.480 é bem mais caro, a R$ 625 mil.

A localização do produto foi um dos fatores a estimular o desenvolvimento do Meteor, que já chega com 70%, o índice mais alto na categoria. A VWCO não responde por qual razão abandonou a nacionalização dos componentes do TGX, jogando todas as fichas no produto novo. O Meteor teve mais de 1.000 peças desenvolvidas pela engenharia da VWCO.

Tecnicamente, o Meteor faz parte do modelo dual branding, que oferece ao cliente a chance de escolher o que melhor se encaixa à sua aplicação e operação, considerando TCO, o tamanho e acabamento da cabine, e a customização oferecida na nova linha de extrapesados etc. Enquanto isso, a montadora nega de pés juntos que esteja matando o TGX no mercado.

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