MAN ultrapassa os 550km de autonomia em ônibus elétrico

MAN Efficiency Run

Canal MTED no YouTube

Pela primeira vez, a barreira dos 550 quilômetros de autonomia num ônibus elétrico foi quebrada. A responsável pela façanha, recentemente, conquistada foi MAN na Alemanha.

O teste de autonomia foi feito de forma extremamente rigorosa, a MAN colocou o ônibus urbano elétrico Lion’s City E de 12m de comprimento para rodar, como numa operação real, por 24h ininterruptas, até a exaustão. A marca, estabelecida em 18 de maio, em Munique, na Alemana, foi de 550,8 quilômetros de autonomia alcançada pelo veículo, que parou em todos os pontos de ônibus estabelecidos em seu roteiro que cobria duas linhas reais.

A montadora acredita que esta faixa de autonomia cobre a operação de 99% das rotas diárias de seus clientes com bastante segurança. Isso significa que os operadores de transporte podem utilizar os ônibus elétricos da marca, no caso o Lion’s City E, durante toda a jornada diária de trabalho sem a necessidade de recarregar a bateria durante o dia. Somente a noite, quando o veículo for recolhido na garagem, que ele precisa ser recarregado.

Segundo a MAN, mesmo intervalos menores, de 400 quilômetros ou 300 quilômetros, seriam suficientes para garantir uma operação segura em termos de autonomia na grande maioria das operações diárias. Esta afirmação resulta de um estudo que avaliou 1.325 rotas.

Em 2020, outro teste havia sido feito em Badajoz, na Espanha, em que o MAN o Lion’s City E foi testado sob um calor superior a 35º C durante 16 horas, cobrindo toda a rota de um operador do transporte público local. Na ocasião, foram percorridos 284 quilômetros e ficou a constatação que ainda havia bastante energia no motor elétrico do ônibus.

A montadora reforça que há forte influência do motorista nos resultados obtidos, lembrando que eles deverão ser treinados para operar um veículo elétrico para atingir a melhor eficiência de consumo energético.

×
×

Carrinho