Transportadora Sonda obtém ganhos de até 7,5% de seu custo total da operação

Sonda_Scania

por Roberto Queiroz

Responsável pela logística do Grupo Sonda Supermercados, Scania destaca gestão do cliente

Com ganhos representando 7,5% do custo total da operação, a Transportadora Sonda se tornou um case de sucesso das soluções de serviços da Scania. A empresa, localizada em São Bernardo do Campo, é responsável pela logística de entregas do Grupo Sonda Supermercados, em São Paulo, e contratou o pacote Desempenho, o mais completo da marca em conectividade, os planos flexíveis de manutenção, Driver Services e o recém-lançado PMS Fleet Care, com um gestor que acompanha a empresa periodicamente.

“A Transportadora Sonda é um exemplo perfeito de sucesso na gestão logística de sua frota, pela maturidade com que enxerga a importância dos serviços, em parceria com a concessionária Codema e a Scania. Os números registrados comprovam a decisão acertada”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados dos serviços Scania. Os ganhos na operação nesse patamar de 7,5% representaram um aumento de rentabilidade no negócio como um todo. A disponibilidade dos veículos subiu de 95% para 99%. Os motoristas treinados aumentaram a média de 3,24 para 3,54 km/l. São diversas boas notícias”, diz Claudimir Oliveira, gerente do Centro de Distribuição do Grupo Sonda Supermercados, de São Bernardo do Campo.

A Casa Scania Codema apresentou o Fleet Care, antes do seu lançamento, para a Transportadora Sonda. O projeto-piloto com o cliente foi iniciado em setembro de 2018 e terminou no início deste mês de fevereiro. Integrante do que é oferecido pelo Fleet Care, o gestor de frota, (neste caso da Codema), vem cuidando pessoalmente da parceria na gestão com o cliente.

O profissional identificou diversas melhorias que poderiam ser feitas para aumentar a performance da frota de 31 semipesados P 250 8×2 da fabricante sueca. Dentre elas, a necessidade de treinamento dos motoristas, por meio de outro serviço, o Scania Driver Services. Os condutores foram treinados e já num primeiro momento houve uma redução de 5% do consumo de diesel. Aliado ao pacote Desempenho dos Serviços Conectados, que analisa individualmente cada condutor e sua rota, no começo do treinamento apenas três deles atingiram nota B (numa escala de E a A). Atualmente, já são 33 profissionais com nota B e três com A.

Lucratividade

Scania_SondaO aumento na economia de combustível, claro, gerou mais lucratividade para o cliente, pois a manutenção com planos flexíveis é cobrada por uma faixa dinâmica do consumo do diesel. Outro ponto fundamental é o agendamento planejado das paradas para evitar desperdício de tempo na oficina.

A redução do custo total da operação (TCO) por meio da customização da solução da aplicação (TMA) influencia diretamente em outra parte importante da conta do transportador: o investimento na redução da idade média da frota. Quanto mais rentável for a operação, mais sobrará dinheiro no bolso do cliente para manter a frota moderna e utilizando serviços eficientes como os oferecidos pela Scania.

“A Transportadora Sonda confia nas soluções da Scania, e este é um dos segredos para a parceria ser virtuosa. Dessa forma, passa a se preocupar apenas com o que interessa, a logística da distribuição”, completa Andrade. Com seus 31 semipesados Scania, a Transportadora Sonda transfere 156 mil toneladas de carga/ano, por 82 rotas em três turnos de sete horas cada. O ciclo médio de viagens chega a 116 km.

×
×

Carrinho