Scania e Tora Transportes criam case exemplar

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Empresa adquire 180 caminhões da Nova Geração da Scania e se torna exemplo bem-sucedido do conceito TMA (tailor made for application), que pode reduzir os seus custos totais em até 13%

por Roberto Queiroz, de Contagem, MG

Com um aporte de R$ 69 milhões, a Tora Transportes adquiriu 180 caminhões da Nova Geração da Scania, junto com um pacote que inclui soluções de serviços e conectividade. As entregas  começaram em fevereiro, a um ritmo de 20 unidades/mês, e chegando a cerca de 100 unidades agora em junho, e serão concluídas até outubro. O TMA Scania é uma evolução significativa do princípio do tailor made que vem sendo praticado na Volkswagen Caminhões e Ônibus, o outro braço do Grupo Traton.

A oferta do TMA (tailor made for application) representa a possibilidade de moldar a oferta de serviços conforme o perfil das necessidades do cliente. O funcionamento do sistema começa no entendimento da operação do cliente, onde ele opera, o que ele transporta, o peso total e as características da carga e todos os detalhes que influenciam na escolha da solução correta.

As vantagens, segundo a montadora, estão na economia de até 12% de combustível com os novos motores, novas cabines e aerodinâmica, nos ganhos de até 20% em disponibilidade e de até 16% de redução no custo de manutenção, isso com o programa de Manutenção Flexível. Além disso, até 10% de redução no consumo de combustível com os recursos do Driver Services. Isso sobre a geração anterior.

O lote desses caminhões conta com 130 unidades do R 450 6×2 e 50 do R 500 6×4, todos com freio auxiliar Retarder. Com apenas cinco meses de operação, os primeiros carros já ultrapassaram os 40 mil km rodados. A empresa já notou uma economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa Scania. O negócio foi fechado pela Casa Scania Itaipu, que atende o cliente na sua matriz, em Contagem, MG.

As compras de 2018 definiram a nova frota. A Scania antecipou o motor, de tecnologia XPI da Nova Geração, na opção de 450 cavalos na geração anterior de cabines e a Tora comprou cinco modelos para conhecer. O aumento de economia de diesel chegou a 7%, valor que contribuiu para a definição da compra.

“A Nova Geração Scania vem comprovando uma economia de diesel de até 12% em comparação com a gama anterior. Saber que a Tora Transportes já chegou, em resultados preliminares, a 10% nos permite contribuir cada vez mais a oferecer o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por km rodado”, afirma Silvio Munhoz, diretor Comercial da Scania no Brasil, que ainda comemora 8 mil pedidos em carteira, 4.632 emplacados até maio.

Com os 180 caminhões, a Tora contratou os principais serviços oferecidos. A solução completa tem a conectividade por meio do Desempenho (o pacote mais completo e de detalhamento individual em tempo real do caminhão e do motorista), o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis (16% de redução de custos e 20% a mais de disponibilidade da frota), o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota exclusivo na empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente, e que está sendo preparado – e Driver Services (treinamento dos motoristas).

Redução nos custos

“Em nossas contas, com os 10% de economia conseguidos até agora, mais 3% de otimização de custos vindos dos serviços com o programa de planos flexíveis, o pacote desempenho de conectividade e a presença nas nossas instalações do gestor de frotas, calculamos no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019”, revela Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes.

A Tora é cliente Scania desde os veículos da Série 1, passando depois pela Séries P, G e R e, agora, na Nova Geração. Em sua visão, o conceito TMA já está ajudando a empresa a identificar pontos de melhoria por meio da dirigibilidade dos condutores, pelo desempenho do veículo e economia de diesel. Do ponto de vista da escolha dos caminhões, Estrugiaki confirma que a opção pelos modelos R 450 e R 500 foi para manter o padrão de potência adequado para a operação.

A Tora é uma das maiores operadoras logísticas do país e dispõe de uma robusta estrutura de ampla abrangência geográfica, para atender os grandes segmentos do país. São 65 filiais no total, sendo quatro no Mercosul. A empresa opera três linhas de negócios principais: transporte rodoviário Brasil e Mercosul; logística multi-modal em sete terminais porto-ferroviários, integrando rodovia e ferrovia na Região Sudeste; e um terceiro braço de terminais alfandegados em regimes de Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA), em Betim, e de Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX), com três unidades.

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