Iveco traz Tectors 9 e 11 e muda a cabine de toda a linha

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Montadora lança produtos para os segmento de leves e médios e completa o portfólio de produtos até 31 toneladas

por Roberto Queiroz, de Campinas, SP

Depois de recentes novidades, como a Daily City e o Hi-Road, a montadora disponibiliza no mercado os modelos Tector 9-190 e 11-190, que haviam sido apresentados na Fenatran 2017. Mas, ao contrário do que havia sido mostrado no evento, os produtos agora trazem cabine com o atual design global, recurso também estendido a toda a linha Tector, com os modelos de 17, 24 e 31 toneladas de PBT.

Outra novidade é a oferta do modelo 17-300, cavalo mecânico destinado a operações com semirreboque de dois eixos.

Recurso importante adotado pela Iveco é o posicionamento de mercado de seus lançamentos, pouco acima do Mercedes Accelo e pouco abaixo do Volkswagen Delivery. Essa é uma decisão importante para a marca, que busca absorver uma parte do mercado abandonado pela finada Ford Caminhões. A proposta Iveco para o mercado do F-4000 ainda é a Daily 35S14, enquanto os novos mini Tector batem em cima dos Cargo da mesma capacidade.

O desenvolvimento dos novos caminhões foi feito seguindo os resultados de uma detalhada pesquisa. Como cerca de 60% dos clientes identificados para esses novos produtos são formados por autônomos, a marca buscou entender a rotina dos motoristas que dirigem caminhões dessas capacidades, voltados principalmente para os grandes centros urbanos.

A cabine, que apresenta design global, foi pensada para criar menos arrasto e, assim, contribui para a redução do consumo. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva, além de manter as laterais mais limpas. Ricardo Barion, diretor de Vendas e Marketing da Iveco para a América do Sul, ressalta que, segundo a pesquisa, fatores como “versatilidade para operar em diferentes operações e conforto para quem passa muito tempo ao volante” fazem a diferença na escolha pelo cliente.

Vantagens diretas

Quem chega depois tem de chegar com algo melhor. Seguindo essa máxima do mercado, a Iveco preparou seus novos Tector com o que chama de melhor cabine e motor mais adequado da categoria, com maior potência e torque. A transmissão ainda é mecânica, mas a automatizada está prometida para muito em breve, provavelmente a ser mostrada na Fenatran e disponibilizada no próximo ano.

Com conforto e amplo espaço interno, a cabine é a única do segmento com basculamento hidráulico mas, como a estrutura é a mesma da linha Tector, não houve dificuldade em manter essa qualidade. Outra boa solução mantida é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador, feito pela parte frontal.

A questão dimensional foi muito bem aproveitada para abrir vantagem sobre a concorrência. As portas se abrem em ângulo de até 87° para facilitar a entrada e saída do motorista e o primeiro degrau de acesso está a apenas 40 cm do solo. Isso foi conseguido subindo o parachoque e rebaixando a cabine. Internamente, a altura do banco ao teto é de 1,14m, a maior do segmento, detalhe completado pelas dimensões internas de 2,01m de largura e 2,54m de altura total. A distância do volante ao encosto pode ser regulada em até 47 cm.

“Outro ponto forte é a visibilidade. Temos o melhor campo de visão, com o maior para-brisa do segmento, com 1,53m² e retrovisores desenhados para garantir uma visão ampla das laterais,” diz Barion. Com a suspensão da cabine, a Iveco proporciona um novo conceito no segmento, com uso de coxim, mola e amortecedor, atingindo ótimo resultado com o chassi do tipo escada. O baixo ruído no interior da cabine reforça a sensação de conforto.

A alavanca de câmbio foi posicionada no painel, vantagem oriunda da linha Daily, mas inédita em caminhões desse porte. O trem de força, por conta do motor NEF45 da FPT Industrial, com 190cv de potência, da transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana, traz alguns destaques no desempenho.

O condutor pode perceber a força na roda entre a primeira e a terceira marchas, uma demanda na aplicação urbana. Na sexta marcha, a Iveco implementou um super ‘overdrive’, ou seja, uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo. Foi constatada uma economia de 4% no 9 toneladas e de 7% no 11-190. “O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano”, afirma Barion.

Os novos Tectors têm revisão a preço fixo e o contrato de manutenção mais barato da categoria, na mobilidade Absoluto com prazo de cinco anos. A oferta em pós-vendas também inclui os planos Básico e Essencial.

Fotos do Iveco Tector 9-190

Iveco Tector 9-190

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Fotos do Iveco Tector 11-190

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Fotos do Iveco Tector 17-280

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Fotos do Iveco Tector 31-300

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