Grupo Volkswagen planeja eletrificar seus veículos

Power_Day

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O Grupo Volkswagen apresentou uma projeção concreta para eletrificar os seus veículos até 2030 em evento chamado de Power Day, que ocorreu em Wolfsburg, na Alemanha. Assim, a montadora mata essa bola no peito e assume o desafio de reduzir a complexidade e custo da bateria para tornar o carro elétrico acessível para um público mais relevante quantitativamente.

O projeto ainda prevê garantir o suprimento de células de baterias para além de 2025. O continente europeu receberá a instalação de seis gigafábricas de células de baterias, com uma capacidade de produção total de 240 GWh (Gigawatt-hora), serão instaladas até o final desta década. Mas, para além da Europa, a Volkswagen também busca a expansão global de uma rede pública de carga rápida. Por isso, firmou acordos de cooperações na Europa com as empresas de energia BP (Grã-bretanha), Iberdrola (Espanha) e Enel (Itália), esta já presente no Brasil.

Uma nova empresa foi criada para liderar a eletrificação dos novos automóveis e comerciais leves da marca: a Volkswagen Group Components.

Voltando a falar das seis fabricas de células de baterias, as duas primeiras serão instaladas nas cidades de Skellefteå, na Suécia, e em Salzgitter, na Alemanha. A Volkswagen decidiu mudar o foco do plano de produção de células anterior e concentrar a produção de suas células premium na gigafábrica sueca de “Northvolt Ett”, em Skellefteå, em colaboração com a Northvolt. A produção dessas células está prevista para começar em 2023 e será ampliada gradualmente para uma capacidade anual de até 40 GWh (Gigawatt-hora).

A gigafábrica alemã, por sua vez, produzirá a célula unificada para o segmento de alto volume a partir de 2025 e desenvolverá inovações nas áreas de processo, design e química. Uma capacidade de produção de até 40 GWh por ano também está planejada para Salzgitter. A Volkswagen acredita que essa mudança de foco vai proporcionar maior economia de escala e diminuir a complexidade da produção.

As duas gigafábricas serão abastecidas com eletricidade oriunda de fontes de energia renováveis.

A Volkswagen está trabalhando por evoluções nos sistemas de baterias para reduzir o custo e a sua complexidade, além de aumentar sua autonomia e performance. Somente assim, a mobilidade elétrica se tornará uma tecnologia de propulsão acessível e dominante.

A nova célula unificada tem o seu lançamento programado para, até, 2023 e será instalada nas várias marcas do Grupo em até 80% de seus veículos elétricos em 2030. Aliado a novos métodos de produção e uma reciclagem consistente, a Volkswagen pretende reduzir, gradualmente, os custos das baterias no segmento de entrada em até 50% e no segmento de alto volume em até 30%.

São esperados avanços na capacidade de armazenamento e capacidade de carga rápida. A nova célula prismática unificada também proporciona as melhores condições para a transição para a célula de estado sólido – o próximo salto quântico na tecnologia das baterias, que a Volkswagen espera acontecer no meio da década. O Grupo foca consistentemente em parceiras estratégicas e no uso eficiente de recursos, tanto para baterias como para carga.

Para uma rede europeia de carga rápida junto com a BP, Iberdrola e Enel, a montadora projeta operar cerca de 18 mil postos públicos de carga rápida até 2025. Isso representa uma expansão da rede de carga rápida de cinco vezes em comparação com atualmente e corresponde a cerca de um terço da demanda total prevista para o continente para 2025. Isso será alcançado através de uma série de parcerias estratégicas, além da joint venture IONITY.

A Volkswagen quer estabelecer cerca de 8 mil pontos de carga rápida através da Europa juntamente com a BP. Os carregadores rápidos, com capacidade de carga de 150 kW, serão instalados num total de 4 mil postos de combustíveis da BP e da ARAL, a maioria deles localizada na Alemanha e Grã-Bretanha. Em cooperação com a Iberdrola, a Volkswagen vai cobrir as principais rotas de tráfego na Espanha. Na Itália, a Volkswagen vai colaborar com a Enel para estabelecer uma rede de carga rápida tanto ao longo das rodovias como em áreas urbanas.

A Volkswagen também está expandindo a rede pública de carga rápida nos Estados Unidos e na China. A Electrify America planeja chegar a 3,5 mil postos de carga rápida na América do Norte até o final do ano. Na China, o objetivo da Volkswagen é atingir um total de 17 mil pontos de carga rápida até 2025, através da joint venture CAMS.

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