Renault Trucks D Wide Z.E. rodando pela Europa

Renault-Trucks-D Wide_ZE electric-Noblet

Canal MTED no YouTube

A inovação mais recente se refere ao primeiro D Wide Z.E. na configuração 6×2 com eixo traseiro direcional e equipado com basculante e guindaste, além de um pacote de quatro baterias de 66 kWh, que podem ser recarregadas em menos de 10 horas a partir de uma tomada de 22 kW e em menos de 2 horas com um carregamento rápido, neste caso, com 150 kW.

Preparado para aplicação em canteiros de obras, o modelo é um investimento do Grupo Noblet, na França, para uso na região da Grande Paris. A utilização de caminhões elétricos em obras elimina um dos problemas do uso off-road: o excesso de poeira. Portanto, não há a necessidade de instalação de sistema de exaustão vertical.

Outro produto, muito interessante, se refere ao modelo Renault Trucks D Wide Z.E., de 26 toneladas, equipado com painéis solares sobre o baú frigorifico para fornecer energia na unidade de refrigeração. O transportador suíço Rhyner Logistik comprou o modelo para abastecer supermercados Denner, conhecido na França.

A tecnologia se faz ainda mais importante durante o verão europeu, em que as temperaturas externas são altas e o controle do resfriamento precisa ser mais efetivo. A Rhyner Logistik também adquiriu uma estação de recarga rápida. O caminhão é carregado no depósito durante as operações de carregamento. Sua operação em ambiente urbano exige frenagens frequentes e o sistema de recuperação de energia pode proporcionar uma economia de 20 a 30%, ampliando a autonomia do veículo.

O Renault Trucks D Wide Z.E. de 26 toneladas possui distância entre eixos de 3.900 mml, 2 motores elétricos que somam 370 kW com Torque máximo de 850 Nm; caixa de câmbio de duas velocidades; autonomia de 180 km.

Pulando para o segmento de ônibus, a Renault não possui produtos próprios nesta categoria, mas, por ser parte do Grupo Volvo, está num projeto de ônibus elétrico com a marca sueca.

Em janeiro deste ano, em colaboração com a operadora Faure, a Renault Trucks tem usado dois ônibus elétricos Volvo para transportar os seus funcionários na região da fábrica de Lyon. Dessa forma, a montadora prevê que 60 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas por ano nesta operação. Dos 800 trabalhadores, cerca de um em cada cinco, usam esse serviço todos os dias. É como se a operação transportasse 175.000 passageiros e percorresse 50.000 km ao longo de um ano.

×
×

Carrinho