Nova RAM Classic 5.7 AT8 4×4 com 400 cv chega ao Brasil

Ram Classic 5,7L AT8 4x4

A RAM apresentou a picape Classic, impulsionada pelo motor HEMI V8 de 400 cv, no mercado brasileiro. Produzida na fábrica de Saltillo, no México, a Ram Classic será vendida a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da marca. Primeiramente, o consumidor brasileiro terá acesso a versão Laramie e, posteriormente, terá a opção Laramie Night Edition.

A nova Ram Classic 5,7L AT8 4×4 vem com motor na posição: Longitudinal dianteiro; 8 cilindros em V; Diâmetro x curso: 99,5 x 90,9 mm; Cilindrada total de 5.654 cm³; Taxa de compressão em 10,5:1; Potência máxima (ABNT): 400 cv a 5.600 rpm; Torque máximo (ABNT): 556 Nm (56,7 kgfm) a 3.950 rpm; Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote; o Combustível é Gasolina. Seu desempenho confere uma Velocidade máxima limitada eletronicamente em 174 km/h. seu poder de arranque é de 7,7 segundos de 0 a 100 km/h. A relação do consumo de gasolina chega a 5,2 km/l no ciclo urbano e de 6,4 km/l nos trechos rodoviários. Portanto, se trata de um propulsor bastante eficiente em suas respostas praticas, mas razoavelmente “gastão” caso esta seja uma preocupação.

A transmissão automática TorqueFlite é de oito marchas à frente e uma à ré.

Relações de transmissão:

  • 1ª – 4,71
  • 2ª – 3,14
  • 3ª – 2,10
  • 4ª – 1,67
  • 5ª – 1,29
  • 6ª – 1,00
  • 7ª – 0,84
  • 8ª – 0,67
  • Ré – 3,30

O diferencial é de 3,92. A caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time possui os modos de operação são 4×2, 4×4 High e 4×4 Low reduzida). Com comando elétrico e relação de reduzida de 2,64.

A direção é elétrica e oferece um diâmetro mínimo de curva de 12,1 m. As rodas vêm na medida Aro 20” de liga leve equipada por pneus na medida 275/60 R20.

O sistema de freios vem com comando por pedal com transmissão hidráulica com ESC. Os dianteiros possuem discos ventilados com diâmetro de 336 mm com pinça deslizante, enquanto os traseiros tem discos sólidos com diâmetro de 352 mm com pinça deslizante.

A suspensão dianteira do tipo braços triangulares (duplo A) com rodas independentes e barra estabilizadora; amortecedores de tubo duplo; elemento elástico em molas helicoidais. A suspensão traseira é do tipo Eixo rígido com braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadora. Os amortecedores são de tubo duplo e o elemento elástico com molas helicoidais.

O peso do veículo em ordem de marcha é de 2.553 kg. Sua capacidade de carga é de 531 kg. A carga máxima rebocável (reboque com freio) chega a 3.534 kg.

Considerando as suas dimensões, a picape tem 5.816 mm de comprimento x 2.017 mm de largura x 1.970 mm de altura. A distância entreeixos é de 3.570 mm.

  • Bitola dianteira: 1.728,2 mm
  • Bitola traseira: 1.714,7 mm
  • Altura livre do solo entre os eixos: 236 mm
  • Ângulo de entrada: 18,3°
  • Ângulo de saída: 24,8°
  • Ângulo de rampa: 19,4°
  • Tanque de combustível: 98 litros

Sua caçamba possui comprimento de 1.712,4 mm x 1.686,9 mm de largura e 1.295,4 mm entre as caixas de roda. A profundidade é de 508,6 mm e sua capacidade volumétrica é de 1.424 litros

A Ram Classic possui linhas que resgatam o estilo “big-rig” da segunda geração das picapes da marca na década de 1990. O modelo será vendido nas cores Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Por dentro, a Ram Classic vem com ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

Possui acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED. O assento traseiro bipartido pode ser rebatido, deixando à mostra o subwoofer, um nicho para objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

A picape conta com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

A título de curiosidade, o motor se chama Hemi porque possui câmaras de combustão hemisféricas, que além da força ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados, o propulsor tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível. Algo absolutamente necessário num veículo deste porte a gasolina.

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