Elétrico JAC iEV1200T, de 7,5 t, chega ao Brasil

JAC_IEV1200T

Declaradamente focado no mercado de empresas que queiram investir na sustentabilidade de suas operações, novo caminhão será vendido praticamente à vista

 por Roberto Queiroz

Por conta da pandemia, o lançamento comercial do caminhão elétrico JAC vinha sendo adiado desde o início do ano. Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil e o responsável pela operação, fazia questão de um evento presencial com a Imprensa, o que só conseguiu promover agora, momento em que a voracidade do novo coronavírus parecia um pouco mais contida.

O JAC iEV1200T tem como sua maior virtude atender a empresas e frotistas que queiram diminuir a emissão média de poluentes de suas frotas. O motivo é simples. Como o produto tem emissão zero de poluentes, traz uma proposta objetiva para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, atendendo aos anseios dessas empresas e seus investidores.

Habib lembra que autoridades de várias metrópoles do mundo, como Londres, Paris, Berlim, Estocolmo, Beijing e Shangai têm anunciado severas restrições à circulação de caminhões movidos a diesel, o que acabará acontecendo também nas grandes cidades brasileiras, embora em ritmo bem mais lento.

A justificativa técnica é fácil de montar. Numa conta rápida, um caminhão a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano após 40.000 km percorridos. Em 5 anos, já são 100 t de CO2, ou 600 t em 30 anos. Com o JAC iEV1200T esse volume cai a zero.

A justificativa financeira já é algo mais complexo de mostrar. O JAC iEV1200T está sendo oferecido a R$ 349.900, valores nada modestos até mesmo na referência com o Delivery 9.170, um equivalente a diesel que custa R$ 195.000. Mesmo assim, a estratégia do atrevido comerciante Sergio Habib parece ter acertado o alvo em cheio.

Selecionando clientes de bolso recheado e com essa preocupação ambiental que se reflete até nas bolsas de valores, ele vende seus caminhões elétricos à vista. Ou seja, 50% no pedido e o restante na entrega, o que ocorre cerca de 4 meses depois, considerando a colocação do pedido na China, transit time do navio e o expediente alfandegado na chegada.

Para um cliente capitalizado, isso representa até ganho financeiro, pois os bancos brasileiros não vêm oferecendo taxas vantajosas para os lotes experimentais comercializados até agora. O próprio Habib confirma isso, embora diga que continua procurando agentes financeiros para ser parceiros.

Primeiros clientes

Mesmo com pandemia e bancos reticentes, já foram vendidas mais de 100 unidades do iEV1200T desde abril, com entregas entre setembro e o final do ano. O saldo será completado em janeiro e fevereiro de 2021. Até agora, várias empresas interessaram-se em comprar o iEV1200T em pequenos lotes iniciais, prevendo, após alguns meses de utilização, aquisições de volumes bem maiores.

Uma dessas empresas foi a PepsiCo Foods, gigante do ramo de alimentos e bebidas. Eduardo Sacchi, diiretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, disse: “Fomos uma das primeiras do setor a testar veículos elétricos.  Em março deste ano, incluímos esses modelos elétricos em nossa frota – para a distribuição dos produtos de nossa divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio porte.”

A CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, adquiriu várias unidades do iEV1200T para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba, SP. “A JAC Motors foi a única marca a nos atender em todos os segmentos: carros de passeio, picapes e caminhões, com prazos adequados de entregas e preços justos”, explicou Bruno Artioli, gerente de Frotas e Mobilidade da CPFL.

A Porto Seguro também adquiriu um iEV1200T para sua frota de guinchos. “Estamos muito contentes com a parceria. A chegada do guincho movido à energia elétrica reforça o compromisso da Porto Seguro com iniciativas relacionadas à gestão ambiental e com a evolução na operação de veículos elétricos”, diz Marcelo Sebastião, diretor do Porto Socorro.

Dotado de uma unidade motriz com 177 cv e 1.200 Nm (122,4 kgfm) de torque, o JAC iEV1200T possui 97 kWh de capacidade máxima de carga das baterias. O modelo oferece uma autonomia média de 200 km, de acordo com a norma europeia NEDC. Com 2 ton de carga, a autonomia em uso urbano salta para 250 km (ECO acionado). Já 4 ton de carga, a autonomia é de 180 km.

Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55, o iEV1200T vai exigir o módico investimento de R$ 53,24 para atingir 200 km. Essa razão de R$ 0,26 por km rodado transforma o caminhão elétrico da JAC no veículo de transporte de carga com o menor TCO de todo o mercado brasileiro, quase 5 vezes menos que um caminhão a diesel fazendo 3 km/l.

Recarga

Para carregar as baterias do caminhão de 20% a 100%, com carga lenta em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW), são necessárias 11 horas. Como a quilometragem diária média de um caminhão urbano em grandes centros fica abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta.

Porém, por ser um veículo destinado a frotistas, as instalações elétricas dessas empresas podem optar pelo carregamento rápido em corrente contínua, com um carregador de até 40 kWh. Nesse caso o tempo, para uma recarga de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.

A condução do JAC iEV1200T é absolutamente simples. Uma alavanca seletora no console vai ligar o Drive ou a marcha-a-ré. E são só dois pedais: freio e acelerador. Mas o condutor deve prestar atenção nas características do caminhão elétrico, caso da rápida resposta de aceleração. E, como não tem motor e caixa de câmbio, não tem freio-motor, fazendo do controle do pedal de freio uma ferramenta de uso constante. O uso do modo Eco, que utiliza somente 30% da potência disponível, pode auxiliar nesse controle.

JAC Motors inova com picape elétrica

A inovação que a JAC Motors está apresentando, e pode ser considerada surpreendente, é a introdução comercial de uma picape cabine dupla destinada ao trabalho, que abre sua oferta de veículos elétricos para uso profissional.

Primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo, a JAC iEV 330P tem potência de 67,2 kWh e 320 km de autonomia, e tem capacidade para 800 kg de carga útil. Modelo vai custar R$ 289.900. A picape já está em testes no Aeroporto de Guarulhos e na CPFL e poderá atender a necessidade logística de aplicações como equipes de manutenção ou fiscalização, polícia e outros.

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