Hyundai revela caminhão a célula de combustível

Hyundai-Neptune-Concept

Montadora aproveita evento para mostrar projeto

por Roberto Queiroz

A Hyundai Motor Co. ocupou bom espaço na mídia de cobertura do North American Commercial Vehicle Show, em Atlanta, ao revelar um cavalo mecânico movido a célula de combustível de hidrogênio e disse que estava pensando em entrar no mercado de veículos comerciais pesados nos Estados Unidos. A montadora sul-coreana apresentou seu caminhão pesado de Classe 8, chamado HDC-6 Neptune Concept.

O caminhão baseia-se no trabalho de uma célula de combustível que a Hyundai desenvolveu para seus veículos de passageiros Tucson e Nexo, revelando o caminho por onde a empresa pretende seguir, na direção de um transporte verde. A Hyundai Translead, divisão de reboque da empresa, exibiu seu HT Nitro ThermoTech, um trailer conceito refrigerado por criogenia.

Hyundai_Neptune_Concept

A montadora disse que a combinação cavalo mecânico e semirreboque demonstra como o transporte de cargas limpo irá se desenvolver com células de combustível. E que essa é uma excelente tecnologia para caminhões pesados, porque pode fornecer maior autonomia, maior carga útil e menos tempo de reabastecimento do que um caminhão de longo curso elétrico a bateria.

Mas a concorrência pensa diferente. A Daimler Trucks North America está lançando um projeto de demonstração com modelos elétricos Freightliner Cascadia. A Volvo Trucks North America tem um programa semelhante com o seu modelo VNR, de médio alcance e disse que iria começar a produção comercial do caminhão no próximo ano. E a Tesla também está desenvolvendo um caminhão elétrico mais resistente.

Outras empresas, incluindo Kenworth, Toyota e Nikola Motor, também estão desenvolvendo caminhões pesados com células de combustível de hidrogênio para o mercado dos EUA. Uma colaboração entre Kenworth e Toyota está construindo 10 caminhões para uso no sul da Califórnia, em um projeto financiado parcialmente pela agência reguladora ambiental do estado. Os primeiros caminhões entrarão em serviço ainda este ano.

Hyundai-Neptune-Concept
Interior da cabine do Hyundai Neptune Concept.

A Daimler também disse que tem planos de longo prazo para a comercialização de caminhões a célula de combustível. Um problema para veículos a hidrogênio é a falta de postos de abastecimento. A Nikola planeja construir sua própria rede e a Hyundai disse que está interessada em trabalhar com outras empresas para ajudar a desenvolver uma infraestrutura de hidrogênio para veículos comerciais nos EUA.

O estilo Neptune Concept é inspirado nos trens ferroviários com silhueta Art Deco, que estiveram em operação de 1936 até 1959. Assim como esses trens representavam a principal tecnologia de transporte da época, a Hyundai acredita que seu conceito do Netuno também representa um avanço tecnológico. A Hyundai não disse quando o veículo poderia ser produzido.

A Hyundai tem outros projetos de caminhões a célula de combustível em desenvolvimento. Uma joint venture com a empresa H2 Energy pretende fornecer 1.600 unidades desse tipo de produto para o mercado suíço, enquanto o mercado americano é visto como uma próxima e importante etapa. (Baseado em Trucks.com)

Hyundai_Neptune_Concept

×
×

Carrinho