Com a Maverick Hybrid, Ford avança na eletrificação

Ford Maverick Hybrid-11 (002)

A nova picape, pioneira no mercado, já está disponível para venda, na versão de topo Lariat. Seu sistema de propulsão híbrida permite uma autonomia de mais de 800 km, com consumo combinado de 14,6 km/l e tem o mesmo preço da versão a combustão FX4

A Ford Maverick mostra seu novo conceito de picape, entregando o mesmo padrão de dirigibilidade e conforto dos sedãs e SUVs sem abrir mão da robustez e versatilidade que se espera desse tipo de veículo. Agora, também é a primeira no mercado a lançar uma versão híbrida, a Maverick Hybrid, já disponível nas revendas da marca na versão de luxo Lariat.

A Maverick Hybrid é um passo importante no plano de eletrificação da marca, que este ano terá também o lançamento do Mustang Mach-E e da E-Transit para atender diferentes segmentos do mercado. O avançado sistema de propulsão híbrida da nova picape, composto por um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico, fortalece a sua proposta de uso urbano. Esse conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo fazer 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma invejável autonomia acima de 800 km.

E essa alta eficiência é obtida sem sacrifício da performance. Ela exibe um desempenho de carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, torque instantâneo e rodar silencioso. Comparada às picapes e SUVs concorrentes a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica no consumo. Outro destaque é o preço, o mesmo valor da versão FX4 equipada somente com motor a combustão: R$ 244.890.

Sua construção monobloco incorpora a caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para sua alta rigidez torsional. Dentro da categoria, ela é maior tanto no comprimento (5.110 mm) e na altura (1.733 mm) como na distância entre-eixos (3.076 mm), com espaço e conforto para cinco adultos. Essa diferença é notada principalmente nas medidas para os joelhos, cabeça e ombros dos passageiros traseiros.

A cabine chama a atenção também pelo acabamento moderno, bem executado e soluções inteligentes de espaço. Os bancos com revestimento premium ActiveX possuem regulagem elétrica em oito posições para o motorista e manual em seis posições para o passageiro. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos vários porta-objetos.

O compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, é uma das novidades. Com a abertura do banco a 90º, ele tem acesso simples e é ideal para acomodar itens como mochilas e equipamentos esportivos. As portas são bem aproveitadas, com espaço para garrafas de 1,5 litro, guarda-chuva, e até encaixes para transportar uma bike. O para-brisa acústico contribui para o surpreendente silêncio interno.

A caçamba, com capacidade de 943 litros e 659 kg, é totalmente funcional. Com 1.344 mm de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1.353 mm), oferece flexibilidade para diversos tipos de carga. Ela é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.

A Ford produz híbridos desde 2005, tendo mais de 1 milhão de veículos no mercado. A nova picape híbrida é equipada com o moderno motor Duratec 2.5 a gasolina, de ciclo Atkinson e comandos variáveis, com torque de 210 Nm (@ 4.000 rpm), acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Essa avançada transmissão utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes.

Os dois motores, elétrico e a combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.

O freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, medida 225/60 R18, contribuem para a Maverick Hybrid atingir um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão INMETRO). O tanque de combustível comporta 57 litros.

A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine. O veículo vem também com cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo, que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção.

A conectividade é outro item de série da Maverick Hybrid.  Com o aplicativo FordPass, o cliente pode agendar serviços – inclusive com retirada e entrega em casa – e conferir os preços online, além de acompanhar a sua execução em tempo real e contar com suporte técnico 24 horas. Com o exclusivo acompanhamento preventivo inteligente, uma equipe de especialistas monitora mais de 3.000 alertas de funcionamento do veículo.

Uma nova função, introduzida agora, é o monitoramento da vida útil do óleo com revisões inteligentes. Em vez de seguir um prazo fixo, as revisões são feitas com base no monitoramento das condições reais de uso do veículo. Assim, se reduz o desperdício de óleo – que beneficia também o meio ambiente – e há mais transparência no controle das revisões. Outra novidade é o recurso que faz o câmbio retornar automaticamente à posição de estacionamento (Park) sempre que a porta é aberta.

Quem desejar blindar a Maverick Hybrid pode contar com uma empresa homologada pela Ford, a Leandrini Blindagens, que realiza o serviço preservando a garantia original do veículo. Ela dispõe de duas opções de blindagem, leve e ultraleve, com nível 3-A e vidros AGP B33.

 

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