Novo Western Star 57X para transportadores autônomos dos Estados Unidos

57X

A Western Star apresentou o modelo 57X, um caminhão rodoviário que se soma aos conhecidos 47X e 49X, que atendem ao mercado de grandes frotas. O novo 57X foi concebido, especificamente, para transportadores autônomos e pequenas frotas [1].

O 57X é o caminhão mais econômico que a Western Star já produziu, sendo 5,8% mais eficiente em termos de combustível do que seu antecessor, o 5700XE. O modelo vem equipado com os motores Detroit Diesel modelos DD13 Gen 5, DD15 Gen 5 e DD16 que atuam em conjunto com as transmissões DT12 Direct ou Overdrive AMT.

A eficiência do trem de força é complementada por melhorias aerodinâmicas na cabine e no chassi, que incluem:

  • Novo capô aerodinâmico e para-choques com dutos de ar.
  • Carenagens do teto e do chassi para as cabines simples e de teto médio de 60 e 72 polegadas.
  • Carenagens laterais do chassi com saias flexíveis projetadas especificamente para preencher as lacunas entre a cabine e o chassi.
  • Carenagem de teto aerodinâmica ou defletor aerodinâmico ajustável para cabine simples.
  • Extensores laterais de 24 polegadas na cabine leito ou de 12 polegadas para cabines simples.
  • As carenagens das rodas motrizes otimizadas suavizam o fluxo de ar à medida que passa pelo reboque.
  • Coberturas das rodas motrizes coloridas FlowBelow.

O novo 57X está equipado com os seguintes recursos de segurança e conectividade: Detroit Assurance 5.0; Active Brake Assist 5; ADAS com frenagem de emergência e assistente de faixa e de ponto cego; Adaptive Cruise Control; Active Lane Assist (ALA) com Lane Keep Assist, Auto Stop, Lane Departure Protection e Steer Assist, que ajuda a reduzir a fadiga na estrada e torna as manobras em pátios muito mais fáceis. O novo Active Side Guard Assist (ASGA) é um assistente de ponto cego do lado direito da cabine para evitar colisões ou atropelamentos.

Dentro da cabine, destaque para o display digital do painel de instrumentos personalizável com telas que exibem opções de entretenimento como Apple CarPlay e Android Auto, bem como os dados Detroit Assurance. Os controles integrados do volante permitem que os motoristas controlem a maioria das funções de entretenimento e informação sem tirar as mãos do volante.

O Western Star 57 será comercializado, na América do Norte, com quatro opções de cabine, sendo elas Simples e Teto Médio de 60 polegadas, Teto Médio de 72 polegadas ou a chamada Stratosphere (Estratosfera) de 72 polegadas.

As cabines são dotadas de assentos de couro e, nos modelos leito, os consumidores poderão optar pelas instalações de cama e mesa embutidas. Há outras diversas opções de personalização.

Todo o conjunto ótico externo é em LED com sensores que derretem rapidamente o gelo ou eliminam a condensação do ar.

A produção está planejada para começar no início do primeiro trimestre de 2023 na fábrica de caminhões da DTNA em Cleveland (NC).

[1] Caminhão para frotista e caminhão para autônomo. Lá nos Estados Unidos existe essa diferença que é fácil de explicar. Para o pequeno proprietário fica designado um produto mais básico e, consequentemente, mais barato.

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