eO500U nacional segue referências do eCitaro

eCitaro

Modelo com célula de combustível para mais autonomia. eCitaro é referência para o ônibus elétrico eO500U produzido pela Mercedes-Benz do Brasil

O Mercedes-Benz eCitaro chega a mais de 1.000 unidades do ônibus elétrico de piso baixo, que já saíram da linha de produção de Mannheim, na Alemanha. Em aproximadamente cinco anos, desde o início da produção em série ao final de 2018, o eCitaro se tornou uma história de sucesso. Grandes pedidos de cidades alemãs como Hamburgo, Dresden, Bremen, Wiesbaden e Mannheim, como também de empresas de transporte da França, Itália, Suécia, Polônia, Áustria, Suíça e outros países europeus, confirmam esse sucesso.

Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses, destaca: “O Mercedes-Benz eCitaro é uma solução permanente de eletromobilidade de ônibus urbanos”, destaca. “É seguro, confiável e econômico de operar, e com design elegante. Ao seu pedido, os clientes recebem suporte na transição para a eletromobilidade, podendo obter todas as soluções de uma única fonte, que o que inclui os ônibus elétricos, infraestrutura de recarga e gerenciamento das garagens.”

O Mercedes-Benz eCitaro combina a plataforma já testada e comprovada do ônibus urbano Mercedes-Benz mais vendido de todos os tempos com novas soluções tecnológicas e um design inovador. Em 2018, o eCitaro foi lançado inicialmente como um ônibus convencional, cuja bateria tinha capacidade de até 243 kWh. Desde então, aquele sistema inovador de gerenciamento térmico reduziu a energia necessária para aquecimento, ventilação e ar condicionado em cerca de 40% na comparação com os modelos Citaro com motores de combustão interna.

As etapas seguintes de desenvolvimento, em intervalos curtos, já haviam sido delineadas em sua introdução. Portanto, além dos sistemas de recarga nas garagens, não demorou muito para que surgissem soluções para recargas oportunas para o eCitaro. Com a segunda geração de baterias, a autonomia foi ampliada sem aumentar o peso, abrindo caminho para o bem-sucedido ônibus articulado eCitaro G, lançado no mercado em meados de 2020.

Outro marco importante foi atingido no final de 2022, com a introdução da terceira geração de baterias de lítio de íon de alto desempenho com os principais componentes sendo o níquel, o manganês e o óxido de cobalto (NMC 3). Eles aumentam a capacidade das células da bateria em 50%, mantendo o mesmo peso, permitindo assim autonomia de até 280 quilômetros para o ônibus convencional.

Para rotas com distâncias ainda maiores – cobrindo assim quase 100% de todas as necessidades dos operadores de transportes – o eCitaro com célula de combustível é ideal para o aumento da autonomia. Este modelo teve sua estreia mundial no início de junho deste ano, na Cúpula da Conferência Global de Transportes Públicos 2023, em Barcelona, na Espanha.

Na versão de ônibus articulado atualmente disponível, o eCitaro com célula de combustível pode rodar por cerca de 350 quilômetros sem recarga, com capacidade para até 128 passageiros. A base do eCitaro com célula de combustível é um sistema de propulsão elétrica por bateria NMC 3 de alto desempenho, enquanto a célula de combustível com potência de 60 kW serve como um gerador de eletricidade à base de hidrogênio para prolongar a autonomia. Essa combinação permite uma operação especialmente econômica, pois a eletricidade da rede está disponível a um preço mais baixo do que o hidrogênio verde. Em comparação com um veículo movido apenas a hidrogênio com uma pequena bateria, a célula de combustível eCitaro também é muito melhor no armazenamento da energia recuperada na frenagem e de forma rentável nas baterias grandes.

No teste comparativo de ônibus elétricos deste ano, conduzido pela revista Omnibusspiegel, um júri de especialistas formado por cerca de 20 jornalistas e representantes de empresas de transporte elegeram o eCitaro como o Ônibus Elétrico Campeão de 2023. Em sua versão atual com baterias NMC 3 de alta eficiência, o eCitaro venceu seus cinco competidores nos quatro dias de provas em rotas exigentes dentro da área urbana da cidade alemã de Bonn.

Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que registra a entrada da empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.

O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comenta: “Esse é um lançamento muito especial para todos nós”, diz. “É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG.”

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

 

 

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