“Made in Europe” sustentável: Daimler Truck FUSO inicia a produção da próxima geração do eCanter

eCanter

Início cerimonial da produção da Next Generation FUSO eCanter na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (“MFTE”) acontece em Tramagal, Portugal. Essa próxima geração está agora disponível num total de 42 variantes, com seis distâncias entre eixos e PBT de 4,25 a 8,55 toneladas

Planta de Tramagal produz CO 2-neutro no balanço e depende de fontes de energia renováveis. E já produziu 250.000 FUSO Canter desde 1980. Mais potente, mais eficiente, maior alcance – além de uma ampla variedade de aplicações e CO 2-neutro na  condução: Esta é a essência da próxima geração eCanter da FUSO.

Após sua estreia europeia na IAA Transportation em Hannover, em setembro de 2022, a subsidiária da Daimler Truck, FUSO, está comemorando o início da produção do seu caminhão leve totalmente elétrico na Europa. O evento na fábrica de produção da Mitsubishi FUSO Europe (“MFTE”) em Tramagal, Portugal, reuniu representantes da empresa e convidados da política e dos negócios para celebrar o primeiro eCanter Next Generation da produção europeia a sair da linha de montagem.

Para Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, o início da produção do FUSO eCanter representa um marco: “Nós, da Daimler Truck, estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e tornando o transporte sustentável um sucesso, e é por isso que pretendemos oferecer apenas veículos neutros em CO 2 em nossos principais mercados globais até 2039.”

No evento, Karl Deppen e Arne Barden, CEO da MFTE, orgulhosamente anunciaram outro marco impressionante para a fábrica de Tramagal, com os 250.000 FUSO Canter produzidos no local. Barden comenta que o produto já está em sua quinta geração.

Na preparação para o evento, os representantes da mídia tiveram a oportunidade de experimentar os novos veículos em primeira mão, durante uma visita à fábrica e um evento de condução exclusivo no Autódromo do Estoril e nas vias públicas circundantes, para experimentar o desempenho do Next Generation eCanter por si mesmos. Durante o test-drive, os especialistas da FUSO Europe forneceram informações detalhadas sobre a versatilidade de aplicação do novo veículo e informaram sobre soluções personalizadas de mobilidade elétrica.

Desde o lançamento do eCanter em 2017, a FUSO, subsidiária japonesa da Daimler Truck, tem sido considerada pioneira em caminhões elétricos e tem trabalhado consistentemente para implementar soluções de transporte sustentáveis. Existem agora mais de 550 FUSO eCanter em operação de clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. A distância total percorrida pela frota global eCanter em modo totalmente elétrico e, portanto, sem emissões locais, é agora de cerca de oito milhões de quilômetros.

A produção do caminhão leve totalmente elétrico já começou no primeiro trimestre na fábrica irmã em Kawasaki, no Japão. A Kawasaki fornece o FUSO Next Generation eCanter no Japão, bem como em todos os outros mercados não europeus em todo o mundo. Na Europa, as vendas do FUSO Next Generation eCanter começarão inicialmente em 17 mercados (França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Eslováquia, Grécia e Polónia).

A fim de atender ainda melhor às necessidades dos clientes, a FUSO fez vários ajustes no Next Generation eCanter. Enquanto o caminhão elétrico anterior estava disponível exclusivamente como um caminhão elétrico de 7,49 toneladas com uma distância entreeixos de 3.400 milímetros, os clientes agora têm a opção de seis entreeixos entre 2.500 e 4.750 milímetros e um peso bruto permitido do veículo de 4,25 a 8,55 toneladas. A capacidade de carga do chassi é de até 5 toneladas.

O eCanter de última geração é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com peso bruto do veículo de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com peso bruto do veículo de 7,49 e 8,55 toneladas) com uma transmissão otimizada e 430 Nm de torque; A velocidade máxima é de 89 km/h (limitada eletronicamente).

Dependendo da distância entreeixos, três baterias diferentes estão disponíveis: S, M e L. As baterias usam tecnologia de célula de fosfato de ferro de lítio (LFP). Estes são caracterizados, acima de tudo, por uma longa vida útil e energia mais utilizável. A bateria da variante S tem uma capacidade nominal de 41 kWh e permite uma autonomia de até 70 quilómetros. Na variante M, a capacidade nominal é de 83 kWh e a autonomia é de até 140 quilômetros. A variante L, como o pacote mais potente, oferece uma capacidade nominal de 124 kWh e uma autonomia de até 200 quilômetros. Até agora, o eCanter só tinha uma opção de bateria, com uma capacidade nominal de 81kWh e uma autonomia de até 100 quilómetros.

No que diz respeito ao carregamento da bateria, o eCanter de próxima geração é compatível com todas as tensões principais nos principais mercados. A unidade de carregamento suporta carregamento com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC). O Sistema de Carregamento Combinado CCS é o padrão de carregamento, e o carregamento é possível em até 104 kW. O carregamento rápido DC de 20 a 80% da capacidade é possível em aproximadamente 24 (S), 26 (M) e 39 minutos (L), dependendo da bateria; O carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, dependendo da bateria.

Como parte de sua estratégia ecológica geral, a fábrica da MFTE em Tramagal já reduziu com sucesso suas emissões de CO2 passo a passo nos últimos anos e o balanço de neutralidade de CO 2 na produção foi implementado no final de 2022. A MFTE expandiu, entre outros quesitos,  o uso contínuo de fontes de energia renováveis e concluiu a conversão para fontes de energia verde. Hoje, 1.200 painéis solares nos telhados dos salões produzem até 350 megawatts de eletricidade por ano. As metas futuras são produzir até 600 megawatts de eletricidade. Além de expandir os sistemas fotovoltaicos, a usina também está testando tecnologias para a produção local de hidrogênio verde.

A redução do consumo de água é outra medida no campo da sustentabilidade em que o site está focado: sua nova estação de tratamento de água já trata mais de 60% da água de processo e a devolve ao ciclo de produção. Ao mesmo tempo, um sistema otimizado de captação de água da chuva está em andamento para uma irrigação mais sustentável das áreas verdes.

A Mitsubishi FUSO Europe emprega cerca de 500 pessoas em Tramagal. A empresa é a maior empregadora da região. De Portugal, os veículos seguem para 32 países europeus, além de Marrocos. A Mitsubishi FUSO Truck Europe é um grande exportador e o terceiro maior fabricante de veículos de Portugal.

“Made in Europe” para o FUSO Next Generation eCanter não se refere apenas à montagem do veículo em Tramagal: mais de 50% dos componentes do caminhão elétrico vêm de mais de 90 fornecedores europeus diferentes. Em linha com a produção do FUSO eCanter, a MFTE também vem convertendo sucessivamente toda a sua frota interna de logística e armazenagem para veículos elétricos desde o ano passado.

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