Chile, primeiro país com os elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation eCanter na América Latina

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O caminhão pesado eActros e o leve Next Generation eCanter estão sendo lançados na capital Santiago em parceria com a Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Trucks no Chile, e o apoio do Centro Regional Daimler América Latina

Destaques da Daimler Truck no Salão IAA Transportation 2022, realizado em setembro do ano passado em Hannover, na Alemanha, os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina. O Chile é primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria.

Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6×2 para 27 toneladas.

Esses caminhões acabam de ser lançados  na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

Além da exposição dos novos caminhões elétricos, o evento contou com cinco células temáticas, a fim de aprofundar informações e conhecimento acerca do ePowertrain, Segurança do Veículo e da Alta Voltagem, Carregamento das Baterias, eConsulting e Veículos. Esta iniciativa reforça o conceito de que as marcas de caminhões da Daimler Truck possuem tecnologia, experiência e competência global e local para gerar soluções eficientes, rentáveis e sustentáveis.

A montadora deu o primeiro passo, recentemente, com o chassi de ônibus elétrico urbano à bateria, o eO500U, desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A ideia é oferecer total apoio aos clientes e parceiros nessa fase de transição do diesel para os elétricos.

Com zero emissões locais de CO2, os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário, até por suas condições climáticas, e a companhia achou importante sair na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além do chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, a marca promete mais lançamentos no segmento de caminhões, ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile.

O eCanter é o primeiro caminhão elétrico japonês a chegar à América Latina, pela consagrada marca FUSO. Dez unidades estão sendo produzidas no Japão para uso em testes com clientes e em demonstrações. Recentemente, a Daimler Truck levou um grupo de clientes chilenos para uma experiência exclusiva com a marca FUSO em Portugal.

Para o mercado chileno, a relação do custo da energia elétrica em comparação com o diesel permite um custo operacional interessante para o cliente. Com o  FUSO eCanter, por exemplo, é oferecido um valor atraente, com baixos requisitos de manutenção e custos operacionais reduzidos. Além disso, atinge um segmento muito interessante e procurado pelos clientes, que é o de 6.5 a 8.55 toneladas de PBT em operações de distribuição a curta e a média distância.

O Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada está em produção em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021. Os modelos eActros possuem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh.

Alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação, contando ainda com um sistema de recuperação de energia através da frenagem. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15 (carregador 160 kW, 20 – 80% da carga para 3 baterias), utilizando carregadores do tipo CCS.

O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade propulsora, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Esta tecnologia permite a redução de peso e atritos no sistema de propulsão, visto que não necessita de transmissão e cardans, melhorando a eficiência energética. Os motores entregam uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW, com 420 Nm de torque.

Cinco anos de experiência com o eCanter e o feedback de clientes em todo o mundo, com base em mais de 6 milhões de quilômetros conduzidos eletricamente, foram incorporados ao desenvolvimento do Next Generation eCanter. O resultado é um caminhão elétrico leve de grande flexibilidade. Para o Chile estão disponíveis, inicialmente, as versões de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. O eCanter é indicado para transporte urbano e possui 2 versões de pacotes de baterias gerando autonomia nas versões M de 140 km e L de 200 km. O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 129 kW (versões com PBT de 6.5 e 8.55 toneladas) e 430 Nm de torque máximo.

Configurado com uma cabina Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre eixos diferentes (3.400 mm, 3.850 mm e 4.450 mm), o Next Generation eCanter pode ser utilizado para o segmento de construção leve e horticultura, bem como para transporte de distribuição urbana e tarefas municipais.

 

 

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