Ônibus elétrico de 2 andares com chassi Agrale em Londres

agrale_beulas

A fabricante inglesa de trem-de-força elétrico, Equipmake, e a fabricante espanhola de ônibus Beulas, formalizaram um acordo com o Grupo Go-Ahead, que é a maior operadora de ônibus de Londres, para a realização de testes que começarão ainda neste primeiro trimeste com o ônibus elétrico de dois andares Beulas Jewel E. A produção e comercialização do modelo deve começar final do ano.

O modelo Jewel E adota como base o chassi de ônibus de 17 toneladas de PBT da montadora brasileira Agrale, que exportará seu equipamento diretamente da sua fábrica na Argentina para a montagem do trem-de-força elétrico na nova fábrica da Equipmake, em Snetterton. A carroceria do ônibus elétrico, por sua vez, será produzida nas instalações da Beulas em Girona, na Espanha.

Os clientes poderão escolher por baterias de íons de lítio com potências: 325kWh, 434kWh e 543kWh. A Equipmake afirma que este último é o mais potente do mundo para ônibus Doulbe Decker de dois eixos, rendendo uma autonomia de até 300 milhas, que representa pouco mais de 480 km.

O motor elétrico interno é o Equipmake HTM 3500 , que pesa 195kg, e proporciona 400kW de potência, que representa 530cv com torque de 3.500Nm a 1.000rpm. vale lembrar que, num veículo elétrico, o motorista tem torque máximo disponível imediatamente. Os eixos e sistema de direção são fornecidos pela ZF.

O sistema patenteado da Equipmake de gerenciamento térmico comanda todos os componentes-chave do motor HTM 3500, do inversor e do pacote modular de baterias, bem como pelo aquecimento do interior do veículo em dias de baixas temperaturas. A tecnologia também será testada em operação de Buenos Aires, na Argentina.

×
×

Carrinho