Schaeffler tem bicicleta elétrica sem corrente

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Conceito inovador bike-by-wire abre caminho para novos modelos de negócios em micromobilidade urbana.

A Schaeffler iniciou o fornecimento de sistemas de acionamento para bicicletas elétricas de carga às primeiras frotas de clientes. As bicicletas de carga elétricas que incorporam o sistema de acionamento sem corrente Free Drive podem ser usadas para entregar, por exemplo, comida, correspondência e remédios nos centros das cidades.

As bicicletas elétricas de carga e utilitárias estão se tornando uma visão cada vez mais comum nas grandes cidades, onde são a solução ideal para transporte rápido e ecológico e na distribuição de alimentos, correio, remédios e muito mais.

Para ajudar nessa tendência, a Schaeffler fez parceria com a Heinzmann GmbH & Co. KG, especialista em acionamento elétrico de veículos de duas rodas, para desenvolver um sistema inovador de acionamento sem corrente, chamado Free Drive. Agora, as primeiras frotas de clientes que utilizam esta unidade atingem as ruas no tráfego urbano.

Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG, declara: “Precisamos repensar a mobilidade para as cidades de amanhã. As bicicletas elétricas de carga preenchem uma lacuna importante, principalmente na entrega de mercadorias na última milha.”

A Schaeffler vê isso como um mercado em crescimento. Em 2021, o mercado global de bicicletas elétricas de carga foi avaliado em US$ 630 milhões, 9% a mais que no ano anterior,

Schaeffler e Heinzmann revelaram pela primeira vez ao público seu inovador sistema de acionamento sem corrente em agosto de 2021 e, desde então, têm usado o tempo para prepará-lo para a produção em linha.

Após testes de campo bem-sucedidos agora em janeiro, a produção está em andamento, com planos de se aumentar continuamente a capacidade nos próximos anos. O primeiro cliente a fazer um pedido para o Free Drive, que possui transmissão de potência altamente eficiente do pedal para a roda, é a CIP Mobility GmbH.

Os veículos de pedal inteligente Mocci da CIP estabelecem novos padrões em mobilidade eficiente, de baixa manutenção e sustentável no setor comercial em cidades e zonas industriais. Desenvolvido como uma plataforma inovadora de micromobilidade, as bicicletas de carga Mocci derrubam convenções estabelecidas na indústria de bicicletas, combinando hardware inteligente com software inteligente e materiais de ponta.

Dimitrios Bachadakis, co-fundador da CIP, declara: “A parceria entre a Schaeffler e a CIP alavanca o poder inovador e o desempenho para fortalecer a posição da Alemanha como um local de P&D e produção.”

O Free Drive é um sistema perfeitamente combinado, que consiste em um gerador de pedal, motor de acionamento, solução de bateria específica do cliente e interface homem-máquina (IHM). É vendido pela Heinzmann para fabricantes de bicicletas e operadores de frotas. O componente principal do sistema é o gerador de pedais desenvolvido pela Schaeffler.

O gerador produz resistência constante ao pedal e fornece eletricidade para o motor no cubo da roda traseira. Ele é projetado de forma que empurrar os pedais requer significativamente menos força muscular do que com acionamentos convencionais de e-bike – um grande benefício para ciclistas de carga, especialmente em longas rotas de entrega. A energia elétrica excedente é armazenada na bateria da bicicleta para uso posterior. Desta forma, o Free Drive pode fornecer uma saída total de 250 watts.

Um dos principais benefícios desse acionamento híbrido serial para bicicletas é que ele não possui corrente, correia, anéis de engrenagem, rodas dentadas ou outros componentes de acionamento mecânico. Portanto, é muito menos sujeito a desgaste mecânico do que as e-bikes convencionais. Com o Free Drive, a substituição de correntes de transmissão gastas, soltas ou quebradas é coisa do passado. Esse design robusto reduz a manutenção, o que é uma grande vantagem para os operadores de frotas de bicicletas de carga, pois seus ativos passarão mais tempo na estrada e menos tempo na oficina. Enquanto isso, os condutores apreciarão não ter que se preocupar em colocar lubrificante para correntes em suas roupas.

O sistema oferece mais liberdade de design, graças à transmissão de energia elétrica. Enquanto a arquitetura dos acionamentos convencionais de bicicletas elétricas é amplamente ditada pela necessidade de uma conexão mecânica entre os pedais e o motor, o Free Drive – como o próprio nome sugere – permite considerável liberdade de design.

Jochen Schröder, do departamento de e-mobility da Shaeffler, comenta: “O sistema de acionamento sem corrente abre possibilidades completamente novas na arquitetura da bicicleta e na configuração dos pedais – incluindo designs com duas, três ou quatro rodas, com ou sem teto.” O conceito digital bike-by-wire também significa que as mudanças de marcha e as mudanças entre os modos de operação são realizadas por software. Para tornar isso possível, todos os componentes do sistema vendidos pela Heinzmann se comunicam entre si através de uma conexão CAN.

Os Smart Pedal Vehicles da Mocci são uma solução inovadora e sustentável para empresas que buscam tornar suas operações urbanas flexíveis, rápidas e ecologicamente corretas. Graças ao sistema Free Drive, eles também oferecem uma experiência de pilotagem completamente nova, personalizável, segura e totalmente conectada.

Outra característica inovadora é que os componentes estruturais do Mocci, por exemplo, como quadros, rodas e garfos, são feitos de plásticos recicláveis ​​de alto desempenho, em vez de aço ou alumínio. Em comparação com uma roda de raios clássica, as rodas dianteiras e traseiras consistem em um único componente estrutural, o que as torna menos vulneráveis. O quadro é feito usando um processo de moldagem por injeção escalonável que emite cerca de 68% menos CO2 do que os processos usados ​​para produzir quadros de alumínio convencionais.

 

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