Primeiro ônibus articulado 100% elétrico do País fica pronto

BYD_D11A

Solução será aplicada no transporte urbano da cidade paulista de São José dos Campos

Da redação  

BYD e Marcopolo concluíram o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, com chassi D11B, de piso baixo, e carroceria Torino, que segue agora para homologação. Além deste modelo, a BYD já desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto.

O chassi BYD D11B possui 22 m de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250km (Sort 1) com uma carga completa. A capacidade de passageiros varia de acordo com a função da carroceria, mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.

O ônibus foi apresentado esta semana para a BYD, na fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do país.

Recentemente, a BYD também havia entregue duas de cinco unidades contratadas para operar em Salvador, durante a obra do sistema VLT do subúrbio. A BYD integra a Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia S.A. (Skyrail Bahia), Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida por meio de uma Parceria Público-Privada que será responsável pela construção e operação do VLT do Subúrbio.

Características

Os ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 cv cada e potência nominal de 148 cv em cada motor. Os ônibus têm tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui recursos típicos do mercado, como coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

×
×

Carrinho