Primeiros guindastes elétricos do mundo inaugurados em terminal portuário de Manaus 

Guindastes elétricos - Super Terminais 2

Super Terminais faz investimento de R 260 milhões no aparelhamento e ampliação do terminal

A logística da cidade de Manaus se tornou mais eficiente e sustentável desde 6 de setembro, quando foram inaugurados os três primeiros guindastes elétricos do mundo para o setor portuário na cidade. Adquiridos na Alemanha pelo Super Terminais, os guindastes elétricos permitirão redução de 5.200 litros anuais de óleo hidráulico, o que refletirá em uma economia de R$ 345 mil por ano, aproximadamente.

Na mesma data foi inaugurada também a expansão do píer flutuante do terminal portuário em 180 metros, o que permitirá a atracagem de quatro navios simultaneamente, dobrando a capacidade atual. Ao todo, foram investidos R$ 260 milhões pelo Super Terminais nos últimos três anos, para expansão da capacidade do terminal e também na compra de equipamentos de alta tecnologia, que reduzem o impacto ambiental da atividade portuária.

Os guindastes usados convencionalmente no setor portuário são do tipo mecânicos hidráulicos. Nesse modelo, os equipamentos são impulsionados pela mecânica de fluídos, onde um conjunto de bombas hidráulicas, interligado por mangueiras contendo óleo hidráulico, fazem a operação de içamento e giro das cargas.

No caso dos guindastes elétricos, um conjunto de motores elétricos atua diretamente nas funcionalidades de içamento e giro. Eles são eletrificados por uma tensão de 13.8 kW, que passa por um transformador de 440V, alimentando os motores. Os guindastes elétricos não utilizam bateria. A expectativa é que os novos equipamentos permitam o aumento de 25% na produtividade do Super Terminais.

Mais do que melhorar a produtividade, esses equipamentos permitirão que as operações sejam ainda mais sustentáveis. Manaus tem agora o primeiro porto verde reconhecido no Brasil. Com esses guindastes elétricos, haverão ainda menos emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Além disso, cerca de 300 empregos diretos devem ser criados com essa expansão.

Os guindastes elétricos chegaram a Manaus em setembro de 2022 e cada um deles pesa 600 toneladas, aproximadamente. Os guindastes modelos ESP 10 têm capacidade de elevação de até 125 toneladas e velocidade de até 120 metros por minuto. O raio de alcance da lança chega a 64 m, o que vai permitir o atendimento a navios maiores, como os da classe Super Post Panamax, com comprimento de 1.000 pés (305 m).

“Outro ponto importante é a expansão do nosso píer flutuante em 180 metros. Com isso, chegaremos a 600m de extensão e 14,4 mil metros quadrados de área, o que permitirá que quatro navios atraquem por vez no nosso terminal”, afirma Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.

 

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