Elétrico brasileiro traz ioT a bordo para campos de golfe

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Lançamento da Tower Mobilis foi feito sob medida para os campos de golfe, com apaixonados pelo esporte envolvidos no projeto e tecnologia nacional

A Mobilis Veículos Elétricos, de Florianópolis (SC), se uniu à paranaense Tower Parts para criar uma joint venture e desenvolver uma linha nacional de carrinhos de golfe elétricos. O TM, primeiro lançamento da Tower Mobilis, aposta em fácil dirigibilidade e manutenção, alta conectividade e recursos de ioT para atender o lifestyle dos praticantes de golfe.

O carrinho de golfe elétrico já está à venda, com unidades disponíveis para test drive em eventos como o 73º Campeonato Aberto de Golf Cidade de Curitiba, realizado em abril, e no torneio Belém Novo em Porto Alegre (RS) com o intuito de testar a receptividade do público.

Disponível em versões com dois (TM2), quatro (TM4) e seis lugares (este, o TM6, com lançamento previsto para o segundo semestre), o veículo elétrico foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência a bordo para os apaixonados por golfe. Para isso, contou com o acompanhamento de praticantes do esporte ao longo da execução do projeto, que levaram suas considerações ao time de engenharia e de design responsáveis pelo veículo.

“O TM foi feito sob medida para os campos de golfe, com apaixonados pelo esporte envolvidos no projeto e tecnologia da Mobilis, que além dos projetos realizados pela Mobilis Consulting, tem no portfólio os veículos elétricos Li e TX, ambos com mais de cinco anos no mercado”, explica Erico S. dos Reis, sócio da Mobilis e gerente comercial da Tower Mobilis.

Produzido no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), o TM traz o design futurista característico de Ivor Braga, profissional catarinense que também assina os modelos Li e DR, lançados pela Mobilis em 2017. Destaque para a sinalização (que atravessa a frente do veículo de ponta a ponta), o painel LCD com informações de uso e desempenho do veículo, e console personalizado com espaço para bolinhas de golfe, porta-copos, objetos pessoais e telefones celulares. Falando em celulares, o TM conta com pontos de alimentação USB que permitem a conexão de até dois dispositivos por vez.

O TM tem entre seus opcionais a RTU TrackLi, sistema com rastreamento e diagnóstico remoto que pode ser acessado pela equipe de manutenção da frota ou pelo próprio usuário. Outro diferencial, inédito no mercado, é o freio de estacionamento magnético acoplado ao motor elétrico, acionado automaticamente sempre que o veículo estiver parado.

Equipado com baterias de íons de lítio, o TM tem autonomia de até 50 km e não requer manutenção de troca de água e ácido. “Isso faz com que o TM tenha o menor custo por km rodado da categoria por conta do menor peso do veículo, permitindo uma maior confiabilidade ao veículo”, destaca Erico.

Além das inovações técnicas, a fabricante pontua que o TM resolve uma das maiores dores do mercado: a dificuldade de manutenção dos carrinhos de golfe — em sua maioria, importados e com difícil acesso a peças para manutenção.

“Existem frotas de carrinhos de golfe que acabam inutilizadas pela dificuldade na manutenção, sendo, em muitos casos, mais vantajoso para o proprietário investir em um veículo novo. O TM é um carrinho de golfe elétrico brasileiro, tomamos o cuidado de priorizar a cadeia nacional de fornecedores de peças. Além disso, existe o suporte da Tower Mobilis, o Powertrain da Weg e o ioT embarcado que antecipa anomalias e faz com que a manutenção seja mais assertiva”, conclui o gestor.

Ficha técnica — TM2  Fabricante: Tower Mobilis

Motorização: AC de 4,5 kW / 24,6 Nm nominais e 9 kW / 54,6 Nm de pico

Velocidade máxima: Até 31 km/h; Modos de direção: Standard e Slow

Bateria: Íons de lítio em todas as versões; Autonomia: Até 50 km

Carregador: Onboard Standard Bi-volt para recargas em até 6 horas

Comprimento: 2,270m/Largura: 1,185m/Altura: 1,728m/Raio de giro: 2,2m/Altura do solo: 180 mm

Capacidade de carga: 2 pessoas no banco dianteiro; 2 taqueiras na parte traseira ou 1 pessoa e 250 kg com módulo de carga no lugar das taqueiras ou 4 pessoas com módulo de carga rebatível, com um banco traseiro que acomoda até 2 pessoas

Suspensão dianteira independente, coluna de direção escamoteável, freios autoajustáveis (freio a tambor hidráulico no eixo traseiro), freio de estacionamento automático

Rodas: 10” com calotas e pneus 205/50/10 (padrão no mercado de golfe, com reposição de estoque nacional)

Painel: LCD com informações de uso e desempenho do veículo (mostradores luminosos de velocidade, carga da bateria, indicadores de direção (F/N/R), setas, freio de estacionamento e indicador de eficiência); Painel e console central: Espaço para bolinhas de golfe, porta-copos, objetos pessoais, tee’s e telefones celulares; Kit sinalização: Setas, buzina, luz de ré e luz de freio

Para-brisa em policarbonato bipartido, kit acessórios para jogo de golfe, sistema RTU TrackLi (opcional), farol de trabalho LED (opcional), pontos de alimentação USB (opcional)

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