A profissionalização do mercado da maconha no Uruguai

Expocannabis_Uruguay

Da produção agrícola, passando pela logística, até a comercialização para o cliente final. Tudo melhorou no Uruguai.

por Gustavo Queiroz

O Uruguai regulamentou o consumo de maconha em 2014. De lá para cá, muita coisa mudou. O setor se profissionalizou rapidamente em todas as etapas, do cultivo à comercialização. Como sabemos, o sucesso de qualquer grande negócio passa diretamente pela eficiência logística da operação.

Mercedes_Ponce_De_Leon
Mercedes: aumento da produção permitirá aumento das exportações da cannabis medicinal.

Por isso, conversamos com Mercedes Ponce de León, porta-voz da Organização Uruguay Siembra, que organiza a feira Expocannabis Uruguay 2019, para conhecer um pouco sobre algumas questões do mercado da maconha no Uruguai.

MTED – Quantas empresas plantadoras de maconha existem, atualmente, no Uruguai?

Mercedes – Atualmente, quatro empresas possuem suas atividades agrícolas autorizadas pelo IRCCA (Instituto de Regulación y Control del Cannabis) para a produção de cannabis psicoativa para comercialização farmácias. Há, também, 18 licenças distribuídas para o cultivo de cannabis não-psicoativa (cânhamo). Foram concedidas, ainda, cinco autorizações de industrialização e mais 16 para fins de pesquisa.

MTED – A produção de maconha no Uruguai atende apenas ao mercado de consumo interno ou a mercadoria também é exportada para outros mercados regulados?

Mercedes – A produção das fazendas produtoras de cannabis psicoativa são compradas, integralmente, pelo governo do Uruguai, que faz a distribuição nas farmácias.

A liberação das licenças de produção de cannabis psicoativas possui diferentes motivos, contemplando, por exemplo, os interesses das empresas e os propósitos do cultivo. Nestas primeiras culturas, existe um mercado interno e, também, potenciais exportações. Exportar envolve grande parte da indústria. No entanto, até o momento, apenas uma exportação de cannabis medicinal foi feita para a Alemanha e mais estão planejadas para os próximos meses.

MTED – Considerando o mercado interno e de exportações, como se dá essa divisão?

Mercedes – A maioria das licenças foram entregues nos últimos dois anos, o que significa que boa parte ainda se encontra em fase experimental. Até o momento, uma pequena porcentagem de cannabis medicinal foi exportada. Mas, principalmente, porque a produção ainda é baixa. Espera-se um grande aumento no volume de produção e, portanto, nas exportações para os próximos meses e ano.

O Canadá, a Alemanha, entre outros países europeus possuem bom potencial para as vendas de maconha para exportações a partir do Uruguai.

Expocannabis_UruguayMTED – Como é a logística das exportações?

Mercedes – Depende do que é exportado e do seu volume. Por exemplo, para exportar mudas é essencial fazê-la de avião. No entanto, biomassa ou aparas de cânhamo podem ser enviadas por via marítima.

MTED – Em termos gerais, quais são os estágios da industrialização da cannabis?

Mercedes – Os estágios da industrialização dependem do fim. Para a cannabis medicinal, extratos de alta qualidade são feitos com a produção de cannabis e, depois, diluídos em diferentes concentrações para produzir medicamentos específicos, de acordo com cada fim medicinal. No caso do cânhamo industrial, existem muitos processos de industrialização, mas, em linhas gerais, as partes da planta são separadas para diferentes aplicações:

  • Flores (remédios, óleos essenciais, uso lúdico do cânhamo como substituto do tabaco).
  • Material lenhoso da haste, lascas são usadas como matéria-prima para o mundo da construção, por exemplo.
  • Fibra da haste, o papel pode ser feito pelo alto teor de celulose, têxteis, bioplástico, etc.

A semente, por si só, é considerada um superalimento. Pode ser usada na produção óleo de cozinha ou, até mesmo, para biodiesel.

MTED – Em que consiste a Expocannbis Uruguay, que ocorrerá em dezembro?

Mercedes –Todos os anos, durante três dias no mês de dezembro, atores do setor (da maconha) de diferentes países se reúnem na Expocannabis. Trata-se de uma feira que integra profissionais de diversas áreas em oficinas, painéis e palestras para a apresentação dos resultados e avanços nas pesquisas sobre a cannabis medicinal, regulação do mercado, usos industriais do cânhamo e diversos outros assuntos relevantes.

O evento também fomenta o network entre empresários, investidores, pesquisadores, expositores e público em geral. A Expocannabis também disponibiliza espaços de convívio, incluindo áreas de descanso, gastronomia, bebidas, shows e área recreativa, proporcionando ao participante momentos de diversão.

A Expocannabis Uruguay 2019 acontece nos dias 6, 7 e 8 de dezembro no Centro de eventos Latu, em Montevidéu, capital uruguaia.

Fotos da Expocannabis

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

Expocannabis_Uruguay

×
×

Carrinho