Tecon Santos com obras simultâneas

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Companhia mantém investimentos e nova obra será realizada em paralelo à outra, já em andamento no terminal, para a ampliação do cais em 220 metros

Da redação

A Santos Brasil, operadora de contêineres e logística portuária, deu início à obra de aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para os novos portêineres (guindastes de cais) no Tecon Santos. Localizado na margem esquerda do Porto de Santos, o Tecon é o maior terminal de contêineres da América do Sul.

A obra é mais uma etapa do projeto de modernização e ampliação do terminal e terá investimentos de aproximadamente R$100 milhões. Com duração prevista de 15 meses, deve envolver cerca de 185 profissionais direta e indiretamente.

A nova obra será realizada paralelamente à outra, já em andamento no terminal, que amplia a extensão do cais acostável dos atuais 1.290 metros para 1.510 metros e cujos investimentos somam R$150 milhões. Com a conclusão das duas frentes de trabalho, prevista para meados de 2021, toda a extensão do cais de atracação do Tecon Santos e do TEV terá profundidade máxima de 16 metros.

Será realizada ao longo de 1.090 metros do cais de atracação (dos berços 1 e 2 do Tecon Santos e do TEV – Terminal de Veículos), aumentando a profundidade máxima do cais para 16 metros. Atualmente, o berço 3 do Tecon já conta com 16 metros de profundidade.

Também reforçará a estrutura do cais para receber trilhos para os novos portêineres de última geração que fazem parte do projeto de modernização do terminal. Os dois primeiros portêineres – de um total de oito – já chegaram ao Tecon e entraram em operação no dia 3 de abril.

Ampliação e modernização

O projeto do Tecon Santos é fundamental para o Porto de Santos e o comércio exterior brasileiro. Como resultado, permitirá que o terminal tenha capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros), a nova categoria de embarcações prevista para escalar no porto nos próximos anos.

O investimento total previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R$1,5 bilhão em valores atualizados. Sua proposta é aumentar a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação. A capacidade de movimentação do terminal será ampliada em pelo menos 20%, pulando de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano.

O atual ciclo de investimentos no Tecon Santos já consumiu entre 2018 e 2020, R$235 milhões em todas as suas unidades de negócio. O processo de modernização começou em 2018, com uma primeira fase de aquisições de equipamentos, no valor de cerca de R$100 milhões, referentes à compra dos dois portêineres (com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas), 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio.

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