Ponte entre Santos e Guarujá pode ser iniciada neste ano

Projeto_da_Ponte_Santos_Guarujá

Da redação 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), autorizou a construção da tão esperada ponte entre Santos e Guarujá, que será instalada no mar, unindo as margens esquerda e direita do cais santista.

A obra, entretanto, ainda depende das licenças ambientais obrigatórias. Cabe ainda a definição do prazo de exploração pela concessionária Ecovias, responsável pela construção da ponte.

O Governo Estadual estima que o início das obras possa acontecer já no segundo semestre de 2019.

Com extensão de 7,5 quilômetros, a construção da ponte deverá levar três anos, segundo previsões iniciais.

A ponte será instalada na entrada de Santos e se estenderá até próximo ao acesso viário à Ilha Barnabé, a cerca de 500 metros da praça de pedágio de Guarujá.

Em entrevista para o jornal A Tribuna, João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes, declarou: “Este é um projeto da maior importância, pois dá outra dimensão nas questões de mobilidade. Todas as forças estão a favor de a gente iniciar o mais rápido possível a obra da ponte, que é fundamental”, disse.

A contrapartida para a Ecovias construir a ponte é a extensão do contrato de exploração do Sistema Anchieta-Imigrantes com o Governo do Estado.

Atualmente, um caminhão precisa percorrer aproximadamente 30 quilômetros durante 1h30 para realizar o trecho entre o que seria o início e o final da ponte. Após a construção, o caminhoneiro precisará de 40 minutos.

×
×

Carrinho