Global Aviação opera na clandestinidade

Globo_Aviação

Da redação 

Ao contratar um serviço, seja qual for, o contratante sempre espera estar realizando o melhor negócio possível. Os índices de satisfação são medidos através da qualidade da atividade contratada, bem como de um orçamento competitivo, itens fundamentais para a fidelização do consumidor.

Em Goiás, a empresa Globo Aviação está sendo acusada de oferecer voos piratas para a sua clientela, formada majoritariamente por empresários e políticos da região. Uma aeronave é considerada ilegal quando o proprietário comercializa voos fretados sem a devida liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Como a Anac exige diversos certificados de manutenção para autorizar o transporte público de passageiros, os voos piratas se furtam dessa responsabilidade e operam seus voos sem se sujeitarem a fiscalização periódica de pilotos e aeronaves. O perigo é, justamente, o aumento do risco de acidentes justamente pela falta de certeza com relação se a manutenção está ocorrendo corretamente.

Clientes vítimas

Relacionar o nome de empresários, personalidades públicas e políticos as irregularidades da operação irregular de uma empresa de táxi-aéreo é de uma grande leviandade, afinal, ninguém está disposto a colocar a própria vida em risco.

Como em qualquer outra atividade, o consumidor confia na credibilidade e na boa fé do prestador de serviço. Portanto, se o prestador afirma estar de acordo com as suas obrigações, cabe ao cliente confiar.

Afinal, como poderia o consumidor conhecer as obrigações burocráticas da Anac?

Portanto, relacionar o nome de políticos, celebridades e empresários por consumirem o serviço prestado, seja pela Globo Aviação ou qualquer outra empresa é uma grande covardia. Empresas são responsáveis por suas atividades e consumidores são vítimas de serviços prestados em desacordo com as obrigações legais.

Não se trata de defender políticos, que normalmente não merecem ser defendidos. Apenas que paguem por seus erros e não os dos outros.

Origem

A acusação contra a Globo Aviação partiu do portal The Intercept Brasil e repercutido nas mídias sociais e por outros veículos de comunicação. A matéria, que por um lado presta o serviço de denunciar uma empresa em atuação irregular e que pode estar colocando a vida de seus clientes em risco, por outro lado peca por associar o nome de clientes regulares do serviço a operação comercial da empresa.

×
×

Carrinho