Um projeto que evolui: Centro Tecnológico Randon

Centro_Tecnológico_Randon

Rebatizado, Campo de Provas se capacita a atender toda a cadeia automotiva em testes estruturais e funcionais. Grandes nomes da indústria já são clientes

por Roberto Queiroz, de Caxias do Sul, RS

Cesar_Augusto_Ferreira
Cesar Ferreira: hub de desenvolvimento de produtos é uma das novidades do CTR.

Centro Tecnológico Randon (CTR) é a nova denominação do Campo de Provas da empresa. Inaugurado em 2010 para suprir a demanda corporativa, com 87 hectares, 15 quilômetros e 18 tipos de pista, atualmente, o empreendimento foca ainda no mercado automotivo e conta com com 2,2 mil m2 de laboratórios de pesquisa, além de oferecer uma experiente equipe de engenharia para coletar, entregar e realizar testes completos para veículos automotores com total sigilo e confidencialidade. E partir da quarta-feira, 29/08, como parte das atrações do Randon Summit, estreia a nova identidade e logomarca, para celebrar um novo momento: agora, configura-se como um polo de pesquisa, desenvolvimento, inovação e antecipação das megatendências da indústria automobilística, na definição de Cesar  Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação da Divisão Autopeças das Empresas Randon.

Com o CTR, surge um hub de desenvolvimento de produtos. É o primeiro centro tecnológico independente para testes com caminhões, ônibus, carros de passeio, motocicletas, implementos rodoviários, veículos fora de estrada e autopeças e é o único da América do Sul projetado para suportar 16 toneladas por eixo na pista. Todo o atendimento de alta complexidade do espaço é constantemente requisitado por montadoras e sistemistas de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, automóveis e motocicletas nacionais e até do exterior. Seu portfólio de clientes envolve nomes como Volvo, DAF, Marcopolo, Renault, Caoa Chery, For, MAN, Scania e AGCO, entre outros, além de novos entrantes originários da China e Ìndia.

O Centro Tecnológico Randon (CTR) é licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), possui vários reconhecimentos e é credenciado para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos, conforme Resolução 519/15 do CONTRAN, com Certificado de Reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025:2005 pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. O CTR é o primeiro Campo de Provas do Brasil a conquistar certificação para este tipo de atividade, que permite produzir resultados de alta segurança e confiabilidade e é passagem obrigatória para veículos exportados para a América Latina.

Cesar Ferreira esclarece que o CTR ainda não tem demandas para o mercado externo, mas já pesquisa a aplicação do produto brasileiro no exterior. No momento o Grupo Randon avalia projeto de expansão da qualificação e atendimento de seu CTR

×
×

Carrinho