Ford formaliza seu caminhão 8×2

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Cargo 3031 já vinha sendo vendido desde o lançamento da série Cargo Power

por Roberto Queiroz, de Caxias do Sul, RS

O Cargo 3031 8×2, primeiro modelo da Ford com essa configuração, está oficialmente no mercado, após batismo no Centro Tecnológico Randon, em Caxias do Sul, RS. E traz, como sua primeira carga, uma boa dose de otimismo pois, com ele, a montadora pretende alcançar não só a liderança no segmento de semipesados 8×2, mas também avançar mais rapidamente até a liderança no segmento que chama de médios rígidos.

O produto é bom e já tem arrancado elogios de operadores, mediante um programa de frota demo. Mas, embora tecnicamente tenha condições de alavancar a pretensão da Ford, o novo 3031, assim como toda a linha Cargo Power, carecem de balizamento no mercado.  Ou seja, seus executivos não revelam números ou prazos que fundamentem essa ousada proposta. E o produto pode levar seis meses, um ano ou uma eternidade para atingir o trono do mercado.

Com segundo eixo direcional original de fábrica, o 3031 8×2 é disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5.300 mm, e extralongo, com 6.300 mm, o maior da categoria, ampliando o espaço útil para carga. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples (275 L) ou duplo (550 L).

“Com o novo 8×2, os clientes que precisam de um caminhão com maior capacidade de carga não têm mais de instalar o segundo eixo direcional em um 6×2. Eles agora contam com uma solução original, com garantia de fábrica, sem precisar esperar pela instalação do componente”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.

Como oferta de lançamento, o Cargo 3031 8×2 conta com um programa de financiamento subsidiado, com entrada de 20% e pagamento em 48 meses com taxa de 0,96%. O plano, na modalidade de crédito direto ao consumidor, inclui uma carência de 90 dias para o pagamento da primeira prestação. A marca também oferece um pacote especial de manutenção para o modelo com três opções de contratos Ford Service.

Qualidade

O Cargo 3031 8×2 é um veículo avançado, que utiliza a experiência e estrutura completa de desenvolvimento de caminhões da engenharia da Ford no Brasil, com apoio do Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista e também do CTR. O seu projeto, que exigiu três anos até a homologação final, envolveu mais de 200.000 km de rodagem em testes de desenvolvimento e durabilidade, além de 10.000 horas de simulações virtuais.

A nova transmissão automatizada vem sendo muito bem recebida pelo mercado e já responde por cerca de 50% das vendas dos modelos em que está disponível. Diante desse sucesso, a Ford anunciou também a ampliação da linha com o futuro lançamento de sete novos modelos Torqshift, com tração 4×2 e 6×4.

Com o lançamento do novo 8×2, a Ford Caminhões dá sequência à renovação da sua linha, reforçando a estratégia de negócios fundada em três pilares: produto, serviço e relacionamento. Desde o ano passado a Ford Caminhões adotou uma nova assinatura da marca – “Seu mundo não pode parar” –, que traduz a proposta de trabalhar ao lado do cliente em todos os momentos para garantir que seus veículos continuem sempre rodando e produzindo.

Pacote pós-venda

O lançamento do Cargo 3031 8×2 vem acompanhado de novas ações na área de pós-vendas. O objetivo é garantir um serviço rápido, com qualidade e preço justo sempre que o cliente precisar fazer a manutenção do veículo na sua rede, formada por mais de 100 distribuidores.

Uma das novidades é a ferramenta de diagnóstico rápido, que agiliza a solução de qualquer problema com o veículo no campo. O sistema utiliza um capacete com câmera, vários acessórios e conexão via celular para que os chefes de oficina dos distribuidores possam se comunicar diretamente com a engenharia da fábrica e solucionar qualquer dúvida técnica.

“Essa tecnologia permite que os especialistas da fábrica atuem sempre que necessário diretamente no campo, como se estivessem presentes na oficina do distribuidor, mas sem a perda de tempo e com aumento de produtividade”, destaca Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

Mercado e lançamentos

Os caminhões médios 6×2 e 8×2 respondem hoje por 14% do mercado e, dentro desse segmento, os 8×2 têm uma participação de 18%. A indústria de caminhões passou por fortes oscilações nos últimos anos e, depois de chegar a mais de 150.000 unidades em 2013, caiu para cerca de 50.000 em 2016, segundo dados do Renavam. Em 2017, apresentou uma ligeira recuperação de 2,5%, para 51.561 unidades, e este ano projeta um crescimento de 40%, para cerca de 72.000 unidades.

O segmento de caminhões com chassi rígido, no qual a Ford concentra a sua oferta, deve avançar 20% em 2018. Dentro do seu plano de crescimento, a marca já tem prontos os próximos lançamentos. “Depois de lançar o Cargo Power com novo motor vamos ampliar a oferta do Cargo Torqshift para oferecer a maior linha de automatizados do país”, completa Guilherme Teles. “O câmbio automatizado foi muito bem aceito e vem crescendo dentro do nosso mix de vendas. É uma tendência que veio para ficar.”

A linha Cargo Torqshift hoje é formada por sete modelos e, com os próximos lançamentos no final do ano, será duplicada, incluindo quatro versões 4×2: 1419 Torqshift, 1519 Torqshift, 1719 Torqshift e 1933R Torqshift; e três versões 6×4: 2631 Torqshift, 3131 Torqshift e 3133 Torqshift.

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