Mercedes-Benz lança Arocs 8×4 em configuração exclusiva do Brasil

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Extrapesado basculante é indicado para mineração, foco principal, e também construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura

O Mercedes-Benz Arocs chega ao mercado brasileiro em configuração exclusiva para o país. A proposta do Arocs brasileiro nada tem a ver, por exemplo, com a oferta da experiência argentina, a primeira na América Latina.

Foco, nomenclatura e especificação, é tudo diferente. Enquanto a linha do Arocs argentino oferece cinco modelos diferentes, para aplicação rodoviária ou off road de apoio, no caso brasileiro a montadora acaba de lançar o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

O Arocs brasileiro nem tem nomenclatura, para ser chamado apenas Arocs 8×4 e brigar diretamente com o Volvo FMX Max e Scania Heavy-Tipper. Os produtos argentinos são chamados 1833 A/42, 3342 K/36, 4136 B/42 – 4845 K/48 e 4145/54.

Esse inédito caminhão extrapesado traz a cabina global da família Arocs e tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. E é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos.

“O Arocs 8×4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8×4”, destaca Roberto Leoncini, VP de vendas e marketing. “Ele será a nova referência em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada. Aliás, mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano.”

Itens específicos

Como informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões, “aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”.

O Arocs traz o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, consagrado no Novo Actros, que oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm. A equação de custos explicaria a escolha desse propulsor, ao invés do novo OM 471. O câmbio automatizado é o Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, da última geração PowerShift 3.

O conjunto de eixos traseiros é Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos, com capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série.

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. E a suspensão traseira conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura.

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives. A alta confiabilidade do sistema deve-se ao monitoramento constante do freio de serviço e seus componentes com sistema de alerta em caso de falha.

O Arocs conta com freio de estacionamento eletrônico e função Hold. De fácil manuseio, essa função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Um diferencial do freio de estacionamento eletrônico é o seu acionamento automático ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado.

Atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs conta com retarder a óleo. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm.

A cabina global da família Arocs se destaca pelo design, que realça a imagem de força. A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais. O Arocs é um caminhão compacto. Pelo fato de ser alto, a versão brasileira ganhou um degrau extra flexível para a cabina, oferecendo mais conforto de acesso. A cabina recebe cinco camadas de pintura para maior proteção contra corrosão e impactos, condições típicas das severas operações fora de estrada.

O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road. Isso garante maior resistência e durabilidade. Os tubos são do tipo “zíper” nos ramais principais.

O quadro do chassi do Arocs é robusto e mais elevado, para maior distância em relação ao solo. Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos.

A longarina com espessura de 9 mm se destaca pela maior resistência e menor peso. O chassi do Arocs vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento e com furação da longarina padronizada para  facilitar a fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais.

Resumo dos dados técnicos do Arocs 8×4

  • Motor   OM 460 LA
  • Potência              510 cv @ 1.800 rpm
  • Torque 2.400 Nm @ 1.100 rom
  • Câmbio automatizado   PowerShift G340 de 12 marchas
  • Embreagem       Bidisco de 440 mm
  • Distância entreeixos (1º e 3º eixos)         4.550 mm
  • Distância entre os eixos dianteiros          2.000 mm
  • Distância entre os eixos traseiros             1.450 mm
  • Balanço traseiro               800 mm
  • Comprimeito total           8.217 mm
  • Altura (descarregado)   3.700 mm
  • Largura 2.508 mm
  • Raio de giro        10,75 m
  • Círculo de viragem (parede a parede)    21,30 m
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