Mercedes-Benz OF 1621 para fretamento

Rimatur

Canal MTED

O chassi de ônibus de 16 toneladas volta a fazer parte do portfólio da Mercedes-Benz, agora, com o lançamento do modelo OF 1621 para o seguimento de fretamento. Equipado com o motor OM 924 LA de 208 cv e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, próprio para receber carrocerias de até 12,55 metros de comprimento. O salão destes carros pode receber até 48 assentos para passageiros, além do DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).

De acordo com a montadora, também tem o chassi OH 1621 L com motor traseiro e suspensão pneumática. Mas, neste caso, este produto somente é feito sob encomenda. Isso, porque quando o OH 1721 L foi lançado em 2013, ele acabou tomando este mercado e se tornou o mais vendido do Brasil. Só que essa é outra história…

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Clique na foto para assistir ao vídeo do novo chassi para fretamento OF 1621.

O mais interessante do projeto do novo chassi OF 1621 foi que, ao trabalhar o seu desenvolvimento em parceria com a encarroçada Marcopolo e a Rimatur, empresa que atua no segmento de transporte por fretamento, a Mercedes-Benz descobriu algumas dores deste seguimento e com pequenos ajustes, conseguiu resolver problemas comuns deste mercado e, ainda, reduzir os custos de aquisição do conjunto chassi + carroceria.

Isso foi possível com um chassi do tipo “plug and play”, em que a encaroçada, praticamente, só tem o trabalho de encaixar sua carroceria no chassi. Alguns retrabalhos eram comuns e aumentavam os prazos de entrega para os clientes, o que tornavam o produto final mais caro do que deveria. Entre as intervenções que se faziam necessárias estavam o corte de longarinas, que evidenciava o desperdício deste material, bem como o reposicionamento dos sistemas de freios e dos cilindros de ar.

Dessa forma, o novo OF 1621 corrigiu estes problemas em sua concepção através de soluções certeiras, segundo a montadora. Com balanço dianteiro mais curto, o ônibus possui maior ângulo de entrada e de saída, que facilita o serviço de fretamento contínuo dentro dos bairros da cidade.

Os balanços dianteiro e traseiro foram encurtados com a ampliação do entre-eixo de 5.950 mm. Entenda por balanço dianteiro a distância do centro do eixo dianteiro para a frente do veículo e o mesmo serve para a parte de trás. Na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.

Essa configuração permitiu acomodar um tanque de combustível de 300 litros, o tanque de ARLA, baterias, sistema de pós-tratamento dos gases de escape e preparação para ar condicionado sem que a encarroçada tenha retrabalhos. Também não se faz mais necessário o corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Por isso, há forte tendência de redução dos custos de propriedade.

O motor é o conhecido OM 924 LA de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm, sendo, exatamente, o mesmo do OF 1721. O propulsor conta com polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado, solução ideal para fretamento. A transmissão é a G-85 de 6 marchas.

A Rimatur Transportes, de Curitiba (PR), é a primeira cliente do novo chassi OF 1621. A empresa atua nos serviços de fretamento contínuo de funcionários para empresas de call center e de polos industriais como São José dos Pinhais, Campo Largo e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

“Nossa frota opera de segunda a sábado, em três turnos, com uma média de 90 minutos entre as empresas e a residência dos seus funcionários”, diz Emerson Imbronizio, diretor comercial da Rimatur. “O balanço dianteiro curto proporciona um melhor ângulo de entrada, facilitando a manobra nas cidades, especialmente no interior dos bairros. Isso nos ajuda a cumprir horários, o que é essencial no fretamento contínuo”.

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