BR e Golar criam parceria para distribuir GNL

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Golar foca nas duas pontas da distribuição do gás para aplicação automotiva

por Roberto Queiroz

A BR Distribuidora S.A e a Golar Power firmaram parceria para distribuição de GNL de pequena escala em todo o território nacional. O objetivo é promover o desenvolvimento conjunto de soluções de GNL, utilizando a infraestrutura e experiências da BR no setor de distribuição de combustíveis e da Golar Power na indústria de GNL.

O acordo, ainda sujeito ao cumprimento de certas condições para ser consumado, viabilizará a disponibilização do gás natural em regiões hoje não abastecidas por meio de gasodutos.

A Golar já havia recentemente adiantado planos para estimular o uso do GNL como combustível para caminhões de longo curso, inicialmente garantindo fornecimento ao lote de 1.000 caminhões que estão sendo importados da chinesa Shacman pela AllianceGNL, que vai também atuar como show room dos veículos em empreendimento que pode culminar com a instalação de uma planta para montagem local de caminhões a gás liquefeito.

Marcelo Rodrigues, vice-presidente executivo da Golar, mostra as diferenças básicas. “Corredor azul é como chamamos as rodovias com pontos de abastecimento para caminhões a GNL. A Golar fez estudos e mapeou onze eixos principais por onde há maior fluxo de carga e escoamento de produtos agrícolas para instalação destes pontos de abastecimento. Já o projeto de distribuição em pequena escala envolve toda a cadeia de distribuição do GNL, que compreende tanto a cabotagem (navios de menor escala que fazem o transporte do GNL do FSRU para a costa), como a partir dos portos no Brasil. Nesse caso, o transporte e feito por meio dos caminhões movidos a GNL com ISO containers para clientes industriais e postos de combustíveis, contando com as tecnologias desenvolvidas pela Golar Power para aplicação do GNL”, explica.

As duas opções são complementares em termos de retorno financeiro ou disponibilidade de infraestrutura. Os corredores azuis viabilizam a infraestrutura necessária para a circulação dos caminhões movidos a GNL, enquanto a pequena escala viabiliza a capilaridade, aproveitando grande parte da rede de postos BR. A empresa enxerga potencial para o GNL tanto na curta distância ou aplicação urbana, como no longo curso.

“Trabalhamos em parceria com as distribuidoras de gás natural canalizado para implantar redes estruturantes em cidades e distritos industriais em regiões não atendidas por meio de gasodutos, e em relação aos caminhões a expectativa é de uma frota de mil caminhões movidos a GNL para este ano, que terão a Golar Power como fornecedora do combustível”, prossegue Rodrigues.

Uma das ideias cultivadas é compartilhar uma infraestrutura de atendimento, como um posto de serviços em rodovia, para fornecer tanto GNL como GLP. “É o que estamos planejando com o desenvolvimento da parceria com a BR Distribuidora e com as distribuidoras de gás natural canalizado dos Estados, para indústrias que consomem o GLP em áreas não atendidas por gasodutos”. Hoje, 95% dos municípios brasileiros não recebem gás natural. Sua chegada em polos industriais no interior do país vai promover o desenvolvimento econômico, por meio da oferta de um energético a preços mais competitivos e com redução nas emissões de gases do efeito estufa.

Esta iniciativa está alinhada à Gestão de Portfólio da BR, para a captura de valor em novos negócios no mercado de energia. “A empresa já vinha avaliando oportunidades para atuar no negócio de distribuição de GNL no Brasil e, agora, estamos otimistas com a parceria”, diz Rafael Grisolia, CEO da BR Distribuidora. As duas empresas acreditam que o GNL é uma solução inovadora e com grande potencial, alinhada à transição energética mundial.

Para Eduardo Antonello, CEO da Golar Power, o GNL é uma excelente opção para a substituição do diesel, GLP e HFO globalmente. Na sua visão, a abundância da oferta de gás natural a longo prazo e a disparidade de preço com relação ao diesel e GLP, fazem com que o GNL se torne uma alternativa real e efetiva no transporte e na indústria. “Ao longo dos últimos anos temos trabalhado na infraestrutura de base para viabilizar um projeto de tamanha envergadura e, agora, teremos um parceiro robusto que permite a penetração de uma solução disruptiva em um pais de dimensões continentais como o Brasil. Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria, que vem se desenhando há meses e promete ser algo verdadeiramente transformacional”, finaliza.

Joint Venture entre a Golar LNG e o fundo de investimentos norte-americano Stonepeak Infrastructure Partners, a Golar Power possui presença importante na cadeia de GNL no Brasil. Sua acionista, a empresa Golar LNG, atua no mercado global de GNL, com desenvolvimento, implantação e operação de unidades flutuantes de armazenamento e regaseificação de GNL (FSRUs) e unidades flutuantes de armazenamento e produção de GNL (FLNGs).

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