Prosper, da Marcopolo Rail, vai operar ramal ferroviário no RS

Prosper

Operação de transporte do trem de Bento Gonçalves a Sant’Ana do Livramento, onde será utilizado, envolveu quatro carretas e mais de 35 pessoas

O Prosper, primeiro veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, chegou à cidade de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde deverá entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano no percurso conhecido como “Trem do Pampa”. O VLT foi entregue à Giordani Turismo.

O Prosper é um trem 100% nacional, com tecnologia de ponta e que reforça a intenção da Marcopolo em ser protagonista no desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas na operação de transporte de passageiros de alta capacidade.

Uma grande operação logística envolveu mais de 35 pessoas no deslocamento, de cerca de 730 quilômetros. O comboio, com duas carretas para cargas especiais (cada uma com 28 metros) e outras duas de apoio, foi escoltado por batedores durante a viagem de quatro dias entre Bento Gonçalves e Sant’Ana do Livramento.

O veículo pertence à Giordani Turismo, operadora turística de Bento Gonçalves e responsável pela operação do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho. A operadora acredita que o ‘Trem do Pampa’ é um projeto que vai agregar valor à região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras.

Durante os vinte quilômetros de percurso a bordo do Prosper, entre as estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas, o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade, que é o Cerro de Palomas, e apreciar os parreirais em forma de espaldeira.

Prosper Marcopolo Rail – Características (VERSÃO INTERCIDADES)

  • Fabricação 100% Nacional
  • Atendimento às normas internacionais ferroviárias
  • Ampla área envidraçada
  • Movimentação Bidirecional
  • Alta capacidade de customização
  • Baixo LCC – life cycle cost
  • Largura externa máxima 2.900 mm
  • Altura máxima do veículo 3.900 mm
  • Comprimento aproximado de cada unidade 18.000 mm
  • Capacidade total: até 122 passageiros sentados na versão 2 carros. (Intercidades)
  • Velocidade máxima operacional: 80 Km/h

 

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