David Bowie inspira design de automóvel futurista

A_Portrait_of_db

Da redação / com informações do portal Business Insider

Mesmo após a sua morte, em janeiro de 2016, o nome de David Bowie continua ligado a projetos extremamente criativos.

É o caso de “A Portrait of db” (“Um retrato de db”).

Trata-se de um carro conceito cujo design foi inspirado na expressão facial de seu personagem Ziggy Stardust e sua música.

Este projeto é bastante antigo e demorou 21 anos para se materializar como um protótipo 3D em escala real.

O automóvel será apresentado ao público na Exposition Concept Car Paris, que acontece na França.

“A data do meu primeiro esboço é de abril de 1997”, informou Takumi Yamamoto, ex-designer da PSA Peugeot Citroën, conhecido pelo projeto do “GT by Citroën” para o Gran Turismo há uma década.

A_Portrait_of_db
Processo de criação do protótipo desenhado por Yamamoto.

Segundo Yamamoto, ele tinha um pôster de David Bowie colado na parede de seu quarto durante a sua infância em Tóquio, no Japão.  “Nele, estavam as letras ‘db’, de David Bowie. Eu achava que o ‘db’ lembrava um logo de carro. Foi o meu momento”, recordou.

Yamamoto passou a trabalhar em Paris como designer de carros independente, onde iniciou uma apresentação para Bowie. Porém, quando o artista morreu em 2016, o que era para ser um projeto colaborativo se tornou uma forma de homenagem ao “Camaleão do Rock”.

Desde então, o projeto se desenvolveu em parceria com um ex-colega da PSA (não revelado) e o designer industrial Cyrille Ancely.

“Fiquei intrigado com a ideia de Takumi de traduzir o personagem de alguém em um carro”, disse Ancely. “Fiquei empolgado com sua criatividade e paixão. Que este carro se torne uma escultura. Assim como um pintor se expressa com cores, Takumi faria isso através de um carro e eu queria ajudá-lo”, completou.

Takumi Yamamoto e Cyrille Ancely passaram a desenhar o projeto para viabilizar esse sonho. “Nós olhamos para transformar uma música de Bowie em um algoritmo que criaria um padrão paramétrico que poderíamos aplicar em algumas partes do carro”, revelou Ancely.

O desenho paramétrico cria uma escultura em movimento que no final provou ser muito difícil de realizar.

De acordo com Yamamoto, “ainda estamos trabalhando nesse ponto e podemos ter um parceiro para o próximo estágio”, contou.

Materialização do carro

A_Portrait_of_db

O artista gráfico Alexandre Larnac foi recrutado para o projeto, dando visibilidade e atraindo a atenção dos organizadores do Exposition Concept Car. Dessa forma, a equipe se apressou a criar uma escultura em escala real a tempo da exposição que acontece neste final de janeiro em Paris.

Como criar um protótipo de design em escala real seria muito caro, eles conseguiram um patrocínio da empresa Marie 3D, que viu no projeto uma boa oportunidade de divulgar a maior impressora 3D do mercado, chamada Massivit 1800.

Yamamoto foi questionado se o protótipo do projeto “A portrait of db” poderia chegar a ser produzido de verdade e respondeu: “Por que não? Mas não tenho certeza de qual montadora aceitaria esse conceito. Provavelmente os investidores que gostam de automóveis ou de arte”, finalizou.

×
×

Carrinho