A liberdade de imprensa vai vencer a truculência

Jornalismo

MTED

Não é fácil ser jornalista. Elaborar uma boa pauta, pesquisar, entrevistar e apurar as informações para poder escrever uma boa reportagem é uma tarefa muito difícil e trabalhosa. Pior, para levar informação independente e imparcial de qualidade para os leitores é ainda mais árduo para os bons jornalistas e os veículos de comunicação, que muitas vezes são pressionados por interesses escusos daqueles que desejam se perpetuar no poder. A truculência no trato com a imprensa também é um forte inibidor que enfraquece o bom jornalismo.

São por essas e outras, que o Dia da Liberdade de Imprensa, celebrado neste 07 de junho, merece ser celebrado. Não somente para homenagear aqueles que diariamente enfrentam as árduas batalhas para informar a sociedade com notícias valiosas para o seu dia-a-dia. Mas, também, para encorajar os jornalistas a acreditarem na profissão e continuarem sua luta em defesa da democracia. Não podemos esquecer dos jovens, que sonham em se tornar bons jornalistas.

Não bastassem todos os desafios citados anteriormente, os jornalistas ainda enfrentam uma árdua e desonesta guerra contra as Fake News (notícias falsas). As notícias falsas sempre são produzidas com o objetivo de disseminar mentiras com o claro objetivo de prejudicar uns e beneficiar outros.

São os jornalistas que trabalham com muito empenho em esclarecer os fatos para a sociedade ao invés de confundi-las com as Fake News.

Por isso, hoje, gostaríamos de incentivar a população a se informar através da imprensa séria e independente. Precisamos defender a liberdade de expressão e o direito à informação, direitos garantidos pela Constituição Federal. O jornalismo é um instrumento fundamental e intrínseco à democracia.

Quem trata mal e desrespeita jornalistas está acorrentado aos velhos e maus hábitos de um passado que deveria ficar em seu lugar: no passado e nos livros de história. O século XXI pede uma nova mudança, de comportamentos e de respeito à democracia e à liberdade de imprensa.

×
×

Carrinho