Xingtu, caminhão autônomo chinês, lançado pela gigante da internet Baidu

deepway

DeepWay, o caminhão pesado Smart New Energy, com tecnologia avançada de condução autônoma, destina-se a contribuir com a operação automatizada nas principais rotas de transporte rodoviário

DeepWay, uma empresa apoiada pela Baidu, apresentou o Xingtu, um novo e inteligente caminhão pesado elétrico, equipado com 11 câmeras a bordo, um detector infravermelho, radares com ondas de 5 milímetros e um sensor LIDAR, alcançando assim, de ponta a ponta, condução autônoma e detecção de ultra-longo alcance, de mais de 1 quilômetro.

A DeepWay é uma joint venture criada pela Baidu e a Lionbridge em 2020, para se concentrar no desenvolvimento e fabricação de novas energias inteligentes para caminhões de serviços pesados, oferecendo soluções de condução inteligente para o mercado de transporte de cargas.

Desenhado pela Pininfarina Shanghai, o estúdio chinês da renomada casa de design italiana Pininfarina, o DeepWay Xingtu é o primeiro novo caminhão pesado inteligente totalmente desenvolvido na China, precisamente projetado para cenários operacionais, satisfazendo plenamente os requisitos de condução inteligente e de operação, com as vantagens do novo acionamento de energia.

“A condução autônoma deve usar o avançado sistema sem motorista, com tecnologia para criar novos produtos que ofereçam a experiência final, a fim de alcançar o sucesso comercial”, disse Yunpeng Wang, vice-presidente e gerente geral de tecnologia de condução autônoma na Baidu. “Nosso objetivo é criar valor em cenários da vida real, como transporte de pessoas, entrega e serviços. Esta nova geração de veículos não é de forma alguma apenas um caminhão modificado – é um caminhão robô.”

A confiança da DeepWay na Pininfarina levou a esta oportunidade, trazendo uma parceria de sucesso. Ser apoiado pela Baidu e a LionBridge dá à DeepWay uma vantagem inerente em tecnologia de condução autônoma, logística de mercadorias e transportes, juntamente com uma equipe de profissionais experientes.

A Pininfarina, ao longo de seus 90 anos de história, vem criando beleza atemporal através de seus valores de elegância, pureza e inovação. Os dois parceiros uniram-se para criar um modelo de caminhão pesado puro, vanguardista e tecnológico, marcando um marco significativo para ambas as partes em nossa cooperação”, comentou Simone Tassi, Gerente Geral da Pininfarina Xangai.

Matteo Piguzzi, Chefe de Design da Pininfarina Xangai,complementa que “Os caminhões pesados estão evoluindo rapidamente para se adaptarem a um ambiente em rápida mudança, onde as novas tecnologias devem permitir que veículos inteligentes e conectados ajudem com segurança no trabalho diário. O design sofisticado do DeepWay introduz uma nova linguagem avançada, onde a eficiência e aerodinâmica trabalham juntas para criar um ícone na forma exterior; e o interior integra perfeitamente todas as novas tecnologias de uma forma muito moderna e descontraída. Criando um espaço onde o dever de viajar é transformado em uma nova experiência intuitiva e perfeita. Inteligente e conectado, premium, mas prático, o DeepWay Xingtu tem uma linguagem de design pura e icônica, marcando o futuro de uma nova geração de transporte pesado”.

A primeira geração do produto da DeepWay, o DeepWay Xingtu, oferece quatro vantagens principais: inteligência profunda, desempenho profundo, design profundo e espaço profundo, coo diz o próprio nome da empresa, caminho profundo.

  • Inteligência Profunda: recursos do DeepWay Xingtu incluem Sistema de Inteligência Rodoviária (HIS) da DeepWay, baseado em tecnologia de condução autônoma da Baidu. Equipado com 11 câmeras a bordo, 1 detector infravermelho, radares com ondas de 5 milímetros e um sensor LIDAR, juntamente com avançados algoritmos. O DeepWay Xingtu permite uma condução autônoma end-to-end – do sensoreamento à execução – em 100 milissegundos, bem como detecção de alcance ultra-longo de mais de 1 quilômetro.
  • Desempenho profundo: O DeepWay Xingtu oferece maior eficiência para os motoristas profissionais. Testes de simulação com o Instituto de Pesquisa Automotiva da China mostraram um coeficiente de resistência ao vento tão baixo, de 0,35, que efetivamente reduz o consumo geral de energia. Para uma carga completa de 49 toneladas, a bateria personalizada de 450kWh do pacote Xingtu permite viajar até 300 km com uma única carga, e carrega em apenas uma hora a uma corrente de 1C. Além disso, a DeepWay também desenvolveu uma solução de troca rápida para a bateria, que permite que os motoristas efetuem uma troca em 6 minutos. Tudo isso junto pode reduzir custos de energia, manutenção e operação, bem como tempo de transporte.
  • Design Profundo: O DeepWay Xingtu adota um leve design integrado de bateria e chassi, que reduz em muito a resistência ao vento. Juntamente com a arquitetura E/E que se integra em vários domínios, o veículo é muito mais fácil de controlar, tornando-se mais estável e seguro para operar. A Pininfarina incorporou seu DNA italiano único de design na forma deste caminhão pesado futurista, criando linhas elegantes e puras com um forte foco em aerodinâmica, alavancando a experiência adquirida neste campo ao longo de 50 anos, desde que seu túnel de vento foi inaugurado em 1972.
  • Espaço Profundo: DeepWay e Pininfarina dedicaram grande atenção ao espaço interior, criando uma cabine de vida inteligente, uma espécie de segunda “casa”, para motoristas de caminhões de longa distância. A nova geração de cabine inteligente do DeepWay Xingtu adota o conceito de condução separada, de trabalho e dos espaços de convivência, dando mais espaço aos motoristas. Equipado com um assistente de voz inteligente, uma grande tela sensível ao toque, sistema de infotainment e assentos ultra-confortáveis e leitos, permite aos motoristas experimentar um ambiente de trabalho e de vida confortável durante sua viagem.

A base tecnológica de condução autônoma do DeepWay Xingtu, o Apollo, desenvolvido pela Baidu desde 2013, já completou 20 milhões de quilômetros de testes. Este novo caminhão pesado elétrico adiciona inteligência ao frete. As soluções de condução autônoma existentes da Baidu, incluindo carros de passageiros, robotaxis Apollo Go e micro-ônibus, expandem as aplicações da condução inteligente para a indústria e negócios.

Desde dezembro de 2021, a DeepWay já concluiu os testes dinâmicos da tecnologia de condução autónoma, revisões de mock-up em argila interior e exterior e o modelo de congelamento de dados e em breve entrará na fase de validação do produto. No futuro, a DeepWay continuará a se concentrar em P&D, como novas formas  inteligentes de para caminhões de serviços pesados e promover a comercialização de tecnologia de condução autônoma L4 nos caminhões chineses nos próximos anos.

 

 

×
×

Carrinho