A Volvo apresentou um novo caminhão, ainda em caráter de desenvolvimento, que emite apenas vapor d’água, produz sua própria eletricidade a bordo e tem autonomia de até 1.000 km. Como isso é possível? Através da tecnologia de células de combustível movidas a hidrogênio.
Atualmente, a Volvo Trucks já oferece caminhões elétricos a bateria ou biogás como alternativas para um transporte menos poluente. Na segunda metade desta década, a marca lançará caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio, permitindo que a eletromobilidade alcance as longas distâncias rodoviárias através de uma tecnologia muito mais eficiente.
O tempo de reabastecimento será um dos seus principais trunfos no mercado, sendo de menos de 15 minutinhos. Os modelos terão PBT máximo de 65 toneladas, mas o desenvolvimento da tecnologia poderá esticar para cima este limite.
A expectativa é de que o modelo tenha os seus primeiros protótipos circulando em clientes nos próximos anos e o seu lançamento comercial aconteça no final desta década.
Uma célula de combustível gera sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, em vez de ser carregada por uma fonte externa. O único bioproduto emitido é o vapor de água.
As células de combustível serão fornecidas pela cellcentric – a joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações de produção em série da Europa para células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.