UM SOBREVIVENTE DA TRANSIÇÃO

Roman2007

A fábrica de caminhões de Braşov, Roman SA, tem uma tradição de quase 90 anos e uma história muito turbulenta. 

O Parque Industrial Roman Braşov está localizado na parte sul de Braşov, em uma área de aproximadamente 115 ha. Desde 1990, passou por muitas provações: dezenas de protestos de trabalhadores, lotes de demissões e várias tentativas frustradas de privatização.

Ao longo dos 12 anos até o momento da privatização, a planta não conseguiu atingir nem uma pequena lucratividade, com enormes perdas operacionais devido a uma gestão falha, tanto dos políticos locais, como também de Bucareste, que só viu um lucro rápido com a transformação da fábrica em sucata, e do terreno baldio em um belo parque residencial, incentivados por especialistas estrangeiros que  garantiram que esta era a única solução viável, porque os romenos não teriam como fabricar caminhões de qualidade.

A Roman (com a divisão DAC) é um fabricante de caminhões e ônibus de Brasov, Romênia, estabelecido após a Segunda Guerra Mundial, sobre a fundação da antiga fábrica automotiva ROMLOC, construída em 1921. Em 1948, a planta industrial foi batizada de Steagul Roșu (A Bandeira Vermelha) e, posteriormente, Intreprinderea de Autocamioane Brașov (Brașov Truck Works). Em 1990, tornou-se Roman SA. A empresa então criou uma divisão de caminhões especiais, sob a marca DAC.

A Fábrica Romena de Locomotivas e Vagões (ROMLOC) foi fundada em 1921. Em 1936, a ROMLOC fundiu-se com a Astra e tornou-se a Astra Works. Em 1938, a Astra começou a fabricar armas, o que impulsionou o crescimento da empresa e, em 1940, foi renomeada para Astra Romena, focada na produção de vagões, motores, armas e munições, sob cujo nome eles contribuíram para o esforço de guerra romeno na Segunda Guerra Mundial.

Com o final da guerra e o estabelecimento da República Popular, a Astra foi nacionalizada, batizada (no espírito dos dias comunistas) de “A Bandeira Vermelha” – Steagul Roșu (SR) e começou a produzir caminhões. Em 1954, o primeiro lote de caminhões SR-101 saiu da fábrica. O SR-101 era, na verdade, um clone do caminhão soviético ZIS-150 e vinha com as mesmas especificações.

Em 1958, a empresa decidiu produzir um novo tipo, pois o SR-101 não mais atendia aos padrões internacionais. O novo projeto usava um motor V8 a gasolina Ford Y-block padrão de 140 HP, e sua cabine foi projetada na fábrica de Chausson, na França. O primeiro caminhão V8 SR-131 de carga, de 3 toneladas, chamado Carpati, foi produzido no verão de 1960 e, a partir de 1962, chegou o modelo SR-132, de 2,5 toneladas e tração 4×4. Em 1964, iniciou-se a produção da série denominada Bucegi, SR-113, um caminhão de carga de 5 toneladas e SR-114, de 4 toneladas e tração 4×4.

Geralmente, esses caminhões incluíam todos os elementos da tecnologia ocidental da época. A gama foi completada em cinco anos por outras versões, como veículo militar, veículo longo, caminhão basculante, guindaste, cabine avançada. Os motores diesel Torpedo, Saviem, Perkins e Mercedes-Benz, foram usados ​​nas unidades de exportação.

Em 1967, com a obsolescência dos tipos Carpati e Bucegi, foi lançado uma licitação para um novo veículo com as seguintes especificações: capacidade de carga de 12-18 toneladas, motor diesel, cabina dianteira, observância das normas CEE  ONUEmpresas como Bussing. Mercedes-Benz, MAN, Saviem e Unic chegaram a fazer ofertas, e a decisão foi fechar contrato com a MAN, da Alemanha Ocidental.

Este contrato deu origem à construção, sob licença, de dois tipos de camiões Roman: médios 135 cv (101 kW) e pesados ​​215 cv (160 kW), com capacidade de carga até 36 toneladas. Eles usam a mesma cabine do alemão MAN F7. Outra consequência foi a produção (na Fábrica Autobuzul, em Bucareste) de oito tipos de ônibus, nas versões urbana, suburbana, intermunicipal e turística.

Na década de 1970, a empresa passou a produzir caminhões sob a marca DAC , que compartilhava as mesmas plataformas de construção com os caminhões romenos, mas não fazia parte da joint-venture de 1971 entre a MAN e o governo romeno. Desde 1990, a DAC é a divisão de caminhões especiais da empresa Roman Trucks.

Em 1976, o Instituto Nacional de Motores Térmicos da Romênia (INMT) produziu o novo motor V8 de 360 ​​cv (268 kW) em cooperação com a austríaca AVL. Depois de 1989, a fábrica de Brașov começou a atualizar a cabine e a usar motores a diesel Caterpillar. Em 1999, os caminhões romenos conquistaram o 2º e o 3º lugares no Rali de Tunis.

Até 2000, a Roman produziu 750.000 caminhões, dos quais 130.000 foram exportados para 30 países. Desde 2002, a linha de caminhões pesados ​​conta com uma nova cabine reformulada, batizada de Millennium. Em dezembro de 2005, a Roman produziu equipamentos de caminhões militares para as forças militares iraquianas.

Em 2005, a Roman também apresentou sua nova linha de ônibus, com versões urbanas e intermunicipais. Eles foram brevemente produzidos com a ajuda do engenheiro e empresário romeno Dorian Igescu, fundador da El Car. O principal clube de futebol da cidade de Brasov, que divide sua história com a fabricante de caminhões, utilizou um ônibus Roman 17.360.

Em maio de 2014, a empresa foi adquirida pela Pro Roman Association (liderada pelo empresário Ioan Olaru), da Prescon Braşov (liderada por Ioan Neculaie). Em agosto de 2014, a Roman tornou-se insolvente.  O braço de produção de caminhões da fábrica foi desativado em 2016, com um pequeno número de caminhões e veículos especiais. No início de 2017, foi assinado um contrato no valor de 12 milhões de euros para produzir 100 veículos e enviá-los para Taiwan.

Mas parece que isso não é tudo e a história da Roman pode continuar. A MHS Truck and Bus e a Roman SA querem produzir um caminhão romeno, de acordo com os padrões alemães. A MHS Truck & Bus, única importadora e parceira de serviços dos veículos militares Rheinmetall MAN na Romênia, assinou uma parceria de joint-venture com a fábrica de caminhões Roman para produzir, na Romênia, plataformas multifuncionais de transporte de automóveis, de acordo com as necessidades de equipamentos do exército romeno.

Para a integração mais consistente da indústria romena no programa de equipar o exército romeno com veículos militarizados, a MHS Truck & Bus colaborará, além de Roman Brașov, com vários  fornecedores locais.

“Queremos produzir, em Brașov, um caminhão romeno de acordo com os padrões alemães. Além disso, nossa estratégia é que, à medida que o programa atingir a maturidade, mais e mais componentes das plataformas de transporte de automóveis sejam produzidos na Romênia. O objetivo do programa é produzir 100% da necessidade de veículos militarizados, exclusivamente em nosso país,”disse Claudia Iordache, Diretora Executiva da MHS Truck & Bus.

A parceria germano-romena para a produção de caminhões militares, tanques, vans, tratores, reboques e semirreboques necessários para equipar o exército contribuirá significativamente para o relançamento da produção de plataformas de transporte militar e civil na Romênia.

Além disso, a joint venture determinará a criação de mais de 1.000 empregos em empresas romenas, bem como a alta qualificação dos recursos humanos envolvidos no programa de equipamentos do exército.

A transferência de tecnologia e conhecimento para empresas locais, para a produção, na Romênia, de plataformas de transporte e a criação de subconjuntos complexos irá estimular, a médio e longo prazo, o desenvolvimento da indústria de defesa e de componentes de manutenção.

A MHS Truck & Bus e a Roman SA pretendem participar da licitação anunciada pelo Ministério da Defesa Nacional da Romênia para aproximadamente 3.300 caminhões e reboques, com caminhões militares da linha HX e caminhões comerciais militarizados TG.

A parceria MHS-Roman responde às necessidades de segurança nacional da Romênia no desenvolvimento das capacidades de produção no campo militar, continuando assim a tradição de colaboração entre o exército romeno e a MAN. Há 47 anos, a linha de produção da “Steagul Roșu”, mais tarde Roman Brașov SA, começou com um modelo a diesel baseado em uma licença MAN. Graças a esta colaboração, os caminhões de Brașov foram exportados para países de todo o mundo.

O Grupo MHS, através da MHS Truck & Bus, representando a marca MAN na Romênia há mais de 11 anos, tornou-se o único importador e parceiro de serviço dos veículos militares Rheinmetall MAN no país desde junho. O primeiro modelo importado é o veículo militar classe HX 42M 6×6 BB.

Os sistemas HX construídos pela Rheinmetall MAN Military Vehicles (RMMV) são alguns dos mais duráveis, versáteis e econômicos em sua classe. Todas as configurações da família de veículos militares HX – 4×4 a 10×10 – foram projetadas tendo a mobilidade como prioridade. Podem ser alimentados com vários tipos de combustível, podem operar em uma ampla variedade de climas e podem ser equipados com módulos adicionais de proteção ou mesmo módulos com armas para autoproteção.

 

 

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