Volkswagen quer volume em cima de nichos

Delivery_4X4

Delivery 4×4 é principal lançamento da marca para a feira. Constellation e TGX ganham retoques

Por Roberto Queiroz, de Resende, RJ

A VWCO apresenta como sua grande novidade para esta Fenatran uma variação fora de estrada de seu caminhão leve mais vendido. O Delivery 11.180 4×4 se apresenta como único veículo da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.

Aproveitando o vácuo deixado pelo F4000 4×4, um veículo para a faixa de 6 toneladas de carga, a marca propõe um substituto com quase o dobro da capacidade técnica do finado Ford. Com mercado estimado em cerca de 1.000 unidades/ano, o Delivery 11.180 4×4 é, simplesmente, a única oferta do mercado a disputar esse butim.

Vai nadar de braçada, considerando ainda que apenas 12% de nossas horrorosas estradas são asfaltadas. O produto foi pensado para atuar em ambientes como fazendas e especialmente no segmento eletricitário, além de carro de apoio para mineração, construção civil e agronegócio. Tem o maior PBT de sua categoria, com 10,7 toneladas e já vem preparado para a instalação de uma PTO. O veículo admite o uso como reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para tração integral.

Com ângulos de ataque e saída superando os 30°, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4×2, esse é o primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, e que pode ter um sistema de roda livre. A tração 4×4 se dá por meio de uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade. O eixo traseiro tem sistema de bloqueio no diferencial.

Delivery

Tendência que começou entre os pesados, a transmissão automatizada chega aos leves da Volkswagen. A nova versão do Delivery V-Tronic está disponível para os modelos 9.170 e 11.180, já líderes de vendas em suas categorias. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Eaton, em um trabalho minucioso de integração entre motor e transmissão.

A caixa EAO-6106 é sincronizada com seis marchas à frente — sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. Incorpora uma série de soluções, como  o EasyStart para auxiliar a partida em rampa, e controles inteligentes.

O VW Delivery Express, outro sucesso de mercado, aposta também em segurança: o airbag, com 160 litros, é o maior da América Latina e associado a cintos com pré-tensionadores. Seu motor é o primeiro case do Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia EGR, dispensando o Arla 32.

Constellation

VW_Constellation_Constructor

O popular Costela ganha novo visual, com renovado acabamento interno por meio dos pacotes Prime e Robust. Mas a principal inovação técnica é a evolução da transmissão automatizada V-Tronic, agora fornecida pela Eaton, que equipa as versões do Constellation com motor de 280 cv, caso do 17.280, 24.280 e 30.280.

Acompanhando a demanda da automatização no segmento rodoviário, esses modelos passam a contar com a caixa Eaton MHD de dez velocidades. Basicamente, a Volkswagen trocou a solução anterior, que utilizava eixo traseiro de duas velocidades, por um conjunto com eixo simples. A explicação está no maior controle nas trocas de marcha e, principalmente, na redução de consumo de combustível de 2 a 3% na média da frota, e aumentando a facilidade para manobras em baixa velocidade e ré, com o modo manobra automático, que controla a rotação do motor nas manobras.

A nova transmissão traz uma série de funcionalidades, tais como  assistente de partida em rampa Easystart, sensor de inclinação que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível e sistema de troca inteligente, que aumenta ou reduz as marchas conforme a carga, velocidade e inclinação do veículo na pista.

A linha Constellation traz inovações em seus dois pacotes de acabamento. O Constellation Prime está disponível para versões de cabine estendida, leito teto baixo e teto alto, com as motorizações de 230, 280, 330, 360 e 420 cv. E envolve durabilidade, ambiente silencioso e conforto para as viagens mais longas, com novidades nos bancos e na cama.

A gama Constellation Robust traz novidades no visual e na cabine, com bancos em vinil, painel, assoalho e portas laterais com novas tonalidades para facilitar a limpeza diária, além do novo para-choque curto em plástico. Os modelos VW Constellation 17.230 e 23.230 tem pacote Robust para a versão de cabine estendida.

O cavalo mecânico VW Constellation 25.360 tem novidades. Agora, o modelo standard traz uma configuração técnica mais equipada, com itens como: cabine leito com teto alto, transmissão automatizada V-Tronic de 16 marchas, pacote de acabamento Prime. A transmissão manual é opcional.

A VWCO também amplia seu portfólio com os novos Constellation 14.190, 17.190, 17.260 e 24.260 Robust. No caso do 14.190, o produto é uma soma entre os anteriores 13.190 e 15.190, que foram descontinuados. O Constellation 14.190 apresenta o PBT homologado de 14.000 kg, oferecendo 750 kg a mais de carga útil em comparação com o anterior 13.190.

Na linha de 260 cv, com veículos de 17 e 24 toneladas, o cliente pode adquirir alguns opcionais que ampliam a sensação de robustez, tais como pneus mistos, bloqueio no diferencial e para-choque metálico, apropriado para aplicações fora de estrada. Independentemente de ser a versão 6×2 ou 4×2, há a oferta do pacote Crossover como veículo especial com visual mais robusto, com para-choque curto e metálico para maior ângulo de ataque. E, dependendo da necessidade, pode ter bloqueio de diferencial.

O segmento vocacional  de construção civil ganha o Constellation 26.260 8×4, na condição de betoneira mais leve do mercado. Com significativa redução de peso, o veículo atenderá à lei da balança, dentro da tolerância, equipado com balão de 8 m³ de concreto. Esse desenvolvimento obteve uma redução de peso de 1.200 kg, principalmente com o deslocamento do segundo eixo directional. Posicionado próximo aos eixos de tração, torna-se um eixo direcional simples, dispensando as modificações no sistema de direção.

O veículo é equipado com rodas de alumínio e diversas modificações em motorização, transmissão, cabine, suspensões, chassi e periféricos, que  proporcionam uma significativa redução de peso em relação ao modelo antecessor, podendo transportar 8m³ e, ainda assim, atender à lei da balança, dentro da tolerância.

A linha MAN TGX destaca sua nova garantia de 3 anos e a opção de transmissão pneumática. A configuração de cavalo mecânico 8×2 segue em oferta, com fornecimento pelo Mode Center da BMB.

TGX

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