Tecnologia Scania Super chega ao segmento off-road

ScaniasuperXT

Com a inclusão de nova caixa de câmbio, fabricante sueca aumenta gama atendida pelo recém-lançado trem de força

A Scania anuncia a terceira fase de lançamentos do portfólio de caminhões Euro 6, apresentando a Nova linha Scania XT Super para todos os segmentos off-road. O novo trem de força agora atende a linha de caminhões mais pesados, voltados ao segmento off-road, que operam sob condições operacionais extremas, como na mineração e transporte de cana-de-açúcar.

Os novos veículos completam o portfólio da linha Super lançada pela empresa no Brasil no final de 2022. Num primeiro momento, a montadora havia preparado seu sistema industrial para atender aplicações rodoviárias e, agora, avança para as operações mais pesadas e fora de estrada.

A novidade deixa o caminhão mais rápido e robusto. A caixa de câmbio vem com uma sessão planetária reforçada, com as opções G25CH e G33CH, é menor e tem carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. Além disso, o novo escalonamento das marchas auxilia o arranque em situações extremas, como em rampas e com alto peso no veículo.

Outras vantagens apresentadas são a contribuição de até 8% na economia de combustível (em relação a geração anterior), menor custo por tonelada transportada, e mais segurança ao motorista (além do conhecido Retarder, o Scania Super traz agora o CRB – freio de liberação de compressão, trazendo de fábrica a combinação de freios auxiliares mais potentes do mercado).

Os novos motores alcançam eficiência térmica de aproximadamente 50%, uma nova referência na indústria. Em alguns casos, a combinação do novo trem de força Super com os planos flexíveis possibilitará até dobrar os intervalos de manutenção, mantendo o veículo mais tempo disponível para o trabalho.

Os produtos passam a receber a nova caixa de transmissão Heavy Planetary, ainda mais robusta para os modelos fora de estrada, freios CRB mais Scania Retarder de série, opções de eixos e bogies para atender a diversas especificações, além de aumento dos intervalos de manutenção, novas soluções de serviços com o Scania PRO e maior segurança na operação com o Scania Zone, que permite controlar a velocidade da frota por meio de cercas virtuais.

Como relata Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, “a nova caixa de câmbio chega para deixar o caminhão mais rápido e robusto. Sua sessão planetária reforçada (Heavy Planetary), de modelos G25CH e G33CH, tem carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior.”

Para garantir ainda mais segurança na operação, a Scania está incorporando dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – juntos de série. Somados, são 850 kW ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado.

Os modelos da nova linha off-road XT Super são oferecidos nas cabines P e G, em alguns casos a R, todos com o pacote XT de itens personalizados para as aplicações fora de estrada. Os motores possuem sistema de injeção XPI e as potências vão de 360 até o topo de linha, o V8 de 660cv, com a tração 10×4. As outras configurações de roda são 4×2, 6×4 e 8×4. Os torques vão de 1.700Nm até os impressionantes 3.300Nm do motor V8.

A linha Euro 6 otimizada tem os seguintes modelos: P 360 (360 cavalos de potência e 1.700Nm de torque, no motor 9 litros, no propulsor de 13 litros caminhões G 450 (450cv e 2.350Nm) e G 500 (500cv e 2.550Nm), além do R 660 V8 de 16 litros. Já a plataforma Super contempla modelos de 13 litros com o 460 G (460cv de potência e 2.500Nm de torque) e 560 G (560cv e 2.800Nm de torque – o mais alto da categoria, com excelente desempenho já nas baixas rotações. As versões movidas a gás e biometano compõem potências de 280 cavalos e 410cv, e ao longo de 2024 chegarão as novidades de 420cv e 460cv.

A identificação da marca Super na cabine está nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, em um elegante destaque com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.

O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. Principalmente, devido ao comando duplo no cabeçote e ao Scania Twin SCR, um sistema de injeção dupla de AdBlue (Arla 32), que ajuda a aumentar a eficiência do processo de pós-tratamento.

Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. Com ele o aproveitamento do combustível passa de 87% para 97% de diesel utilizável.

No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender à lei Proconve P8.

A maior novidade da linha é o modelo 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super, nova solução para a mineração, que traz ainda mais produtividade com menor tempo de ciclo, menor custo por tonelada produzida, maior economia total operacional e maior capacidade técnica da categoria com peso bruto total (PBT) de 60 toneladas.

Está equipado com a nova caixa Scania Opticruise Heavy Planetary G33CH, de 14 velocidades, sendo uma Super reduzida Crawler –  que diminui o uso frequente dos freios – e Overdrive. Sua capacidade máxima de tração (CMT) chega a 210 toneladas.

Outro modelo importante da Scania para a mineração é o R 660 V8 10X4 XT. Não é um modelo Super, mas oferece a melhor alternativa aos veículos da linha amarela. Ele tem parachoque inteiriço de 150 mm em aço e robusta caixa de câmbio GRSO935R de capacidade elevada de torque. Além disso, tem eixos direcionais de capacidade técnica de 11t, terceiro eixo direcional com peças modulares, auxiliar de partida em rampa e acessórios que garantem a maior segurança na operação. Ele dispõe do maior peso bruto total (PBT) da categoria de 71t e de eixos traseiros desenvolvidos para a mineração, o RBP900, que oferece 210t de capacidade máxima de tração (CMT).

Para o setor canavieiro o campeão de vendas deverá continuar sendo o 560 G 6×4 XT Super, enquanto no florestal o topo do ranking Scania será do 560 G 6×4 XT Super e o 460 G 6×4 XT Super deve puxar a comercialização para as aplicações de construção.

O modelo G 560 6X4 XT, de 560 cavalos, substituiu o 540cv da geração Euro 5. Tem motor 13 litros equipado com sistema de injeção XPI e caixa de câmbio G33CH. Trata-se do caminhão de maior capacidade de arranque em aclives e menor rotação em velocidade de cruzeiro. A CMT chega a 150 toneladas. Na cana, ele já atende o peso bruto total combinado (PBTC) para as novas operações de 91 toneladas, nos circuitos rodoviário e fora de estrada.

Um modelo da linha otimizada que chegou com grande expectativa pela marca é o P 360 6×4, um pesado de entrada com 360cv de potência e 1.700Nm de torque. Trata-se de um verdadeiro multi-função nas operações de apoio para todos os quatro segmentos off-road: mineração, canavieiro, madeireiro/florestal e construção.

 

 

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