Scania lança Frost Edition, edição limitada do V8 e personalizada pela Svempa

frostfire

O lendário designer de caminhões sueco “Svempa” Bergendahl e seu braço direito Jan Richter criaram uma série limitada Scania V8 inspirada no caminhão show Svempa “Frostfire”

Elementos estilísticos espetaculares caracterizam a edição “Frost”, que está longe de ser comum, em todos os aspectos. A edição Frost, que chega a seu segundo ano, apresenta uma série de elementos de estilo interiores e exteriores únicos. O resultado chama imediatamente a atenção, com gráficos extraordinários, estilo único combinado com eficiência energética incomparável, experiência de condução e desempenho do motor dos poderosos V8 da Scania.

Sven-Erik “Svempa” Bergendahl fez seu primeiro veículo há mais de cinquenta anos. Ao longo do tempo, ele e seu designer-chefe Jan Richter produziram alguns dos caminhões de show mais espetaculares do mundo. A carreira de Svempa, que já customizou mais de 600 Scania, tem sido caracterizada por uma ligação estreita e sinérgica com a Scania que, no ano passado, adquiriu os direitos da marca por tempo indeterminado.

“Svempa” Bergendahl, que só trabalha com veículos Scania, e é reconhecido como o maior preparador da marca do mundo, anunciou sua aposentadoria, aos 82 anos. O sueco está encerrando a carreira com um último projeto especial. Desta vez, optou pela customização de um modelo S 770, o mais possante da nova geração da marca e que comemora os 50 anos do lançamento do motor Scania V8.

Os projetos de Svempa contemplam o caminhão como um todo, envolvendo cabine, carroceria e motor. O cavalo mecânico celebra os 50 anos do motor V8 da Scania, em 2019, mas seu lançamento só ocorreu agora, por conta da pandemia.

Foram quase dois anos de desenvolvimento, do desenho à construção de novos para lamas e defletores de ar nas laterais e na parte traseira. A fase mais difícil foi desenvolver o tom de azul idealizando por Svempa para o Frostfire. Além da cor exclusiva, o exemplar tem outros detalhes únicos, caso das faixas em laranja e preto e de adesivos em cinza, alusivos à imagem de gelo fragmentado.

A pintura consumiu 1.200 horas de trabalho, bem como 150 litros de tinta de sete tons diferentes, além de 18 camadas de laca incolor. A pintura do caminhão foi executada pela Billackeringen, oficina parceira de Svempa há 33 anos.

Com tudo isso, Svempa não está se aposentando definitivamente. “Mas é o meu último grande show truck. Ou seja, em que toda a customização é idealizada por mim”. O artista começou a carreira na customização de caminhões em 1967. Seu interesse por caminhões começou em 1965, quando comprou um LS 1965 guincho. Svempa comprou um Scania L140, seu primeiro modelo com motor V8. O cavalo mecânico era equivalente ao LK vendido no Brasil.

Mas os trabalhos de customização de caminhões Scania só começaram no início dos anos 1980. O primeiro modelo dessa série foi um Scania R 142H 6×2, que já rendeu, na Holanda, um prêmio por fazer o caminhão mais bonito da Europa. O sucesso foi tão grande que o preparador chamou a atenção da Scania.

A Scania passou a fornecer caminhões personalizados por Svempa para vários mercados, principalmente na Europa. Muito apreciados, esses modelos assinados por ele valem até 20% mais que os regulares.

 

×
×

Carrinho