Boxer e Jumper voltam renovados e discretamente ao mercado

Boxer Jumper

Peugeot e Citroen, as marcas gêmeas da PSA, promovem discreto lançamento de sua nova geração de grandes vans, somente em versão furgão

por Roberto Queiroz

Peugeot Boxer e Citroen Jumper são exatamente a mesma coisa, variando somente na identificação dos veículos e, em muitos casos, na abordagem das respectivas redes de distribuição. Com espaço de 13m³, ótima capacidade de carga útil (até 1.667 kg) e maior eficiência energética, trazem o motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cv e 34 kgfm de torque.

Com essa ação, promovida mais para acelerar a divulgação de informações pela Imprensa, a PSA consolida sua ruptura do acordo mantido antes com a Fiat. Na geração anterior de Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroen Jumper, os veículos eram todos produzidos para o mercado brasileiro na planta de Betim, MG. Agora, continuam tecnicamente idênticos, mas a Ducato vem do México e as vans francesas vem da França mesmo. O acordo continua valendo para o resto do mundo, com a produção internacional mantida em Val-de-Sangro, na Itália.

Boxer e Jumper chegam ao mercado com vasta e diferenciada gama de itens, como hill assist, controle de estabilidade (esp), porta traseira com abertura 270º e suporte escritório móvel, entre outros. Em ação especial de lançamento, o furgão chega ao consumidor pelo preço de R$ 117.171,60, a partir de janeiro, quando começa efetivamente a comercialização. O valor sugerido após a ação inicial será de R$ 139.490,00.

Como marcas fortes do mercado de Veículos Utilitários Leves (VUL) da Europa, Peugeot e Citroen dão prosseguimento à expansão de seu portfólio no Brasil. Agora, enquanto a Peugeot oferece a Nova Boxer, em sua versão furgão, ao lado da Partner, no segmento de comerciais pequenos, e da Expert, nas versões furgão e passageiro, entre os médios, a Citroen conta com  sua Jumper furgão, a pequena Berlingo e a linha média Jumpy.

Alto rendimento

O novo motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi é um destaque, registrando o mais baixo índice de emissão de poluentes do segmento, recebendo por isso o selo B no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, de eficiência energética do Inmetro. Disponibiliza uma potência máxima 130 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 34,7 kgfm a 1.750 rpm.

O BlueHDi é o sistema de pós-tratamento mais eficiente em termos de controle de poluição, incluindo óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas. O motor a diesel emite poluentes provenientes da combustão de hidrocarbonetos não queimados (HC), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas. Por meio do BlueHDi, estes componentes são eliminados em três etapas:

  • Na primeira, hidrocarbonetos não queimados (HC) e monóxido de carbono (CO) são convertidos em água (H2O) e em dióxido de carbono (CO2) no catalisador de oxidação;
  • Na segunda etapa, há a transformação de óxidos de nitrogênio (NOx) em água e nitrogênio por introdução de AdBlue® (mistura de água e ureia – equivalente ao Arla 32) dentro do catalisador SCR (Redução Catalítica Seletiva);
  • Na terceira etapa, ocorre a redução de 99,9% do número de particulados, dentro do filtro de partículas.
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